Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Celesc realiza instalação de...

Celesc realiza instalação de gerador na Usina Maruim

Em mais uma etapa importante para revitalização da histórica central geradora hidrelétrica Maruim, em São José, o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Companhia, Elói Hoffelder, estiveram na unidade nesta terça-feira, 26, para acompanhar o processo de instalação do primeiro de seus dois geradores. A obra, orçada em R$ 9 milhões, já está 80% concluída.

Junto com a turbina, o gerador é um dos principais equipamentos de uma usina. É por meio deles que a energia mecânica provocada pelo movimento da água é transformada em energia elétrica.

Ao vistoriar as obras, Tarcísio afirmou que a instalação do gerador representa a capacidade da Celesc de fornecer energia confiável e sustentável enquanto também preserva a história da geradora.

A gerente de Engenharia e Projetos da Celesc Geração, Estela Christina Muller, explica que, após a revitalização, a Usina Maruim terá dois conjuntos de turbina e gerador de 500kW de potência, somando a potência instalada de 1MW.

Para Estela este é um marco muito importante para a obra inaugurada em 1910:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support