Celesc promove sensibilização ambiental em comunidades de Palhoça
A equipe de Responsabilidade Socioambiental da Celesc esteve nessa quinta-feira, 12, nas comunidades Guarda do Embaú e Enseada do Brito, em Palhoça, para a oficina e palestra previstas no Programa de Sensibilização Socioambiental Comunitária.
Fotos: Leonardo Contin / Celesc
Na Guarda do Embaú, foi realizada oficina para construção de aquecedores solares com materiais recicláveis, como garrafas pet e caixas de leite Tetrapak, que podem promover até 40% de economia no consumo de energia elétrica em uma residência.
A artesã Inácia Enedina Santos relatou que pretende reformar a casa em que reside com sua mãe ano e quer colocar o aquecedor solar no local. “Nós pagávamos cerca de quarenta reais por mês de energia, mas instalamos torneira elétrica e agora a conta chega a setenta reais. Queremos instalar o aquecedor solar para tentar pagar o mesmo valor que pagávamos antes. Para economizar energia e água tudo é válido”.
Eva Maria Matos veio do município vizinho, São José, para aprender a construir o aquecedor solar. “Gosto da ideia do aquecedor solar porque é bem natural. Tenho uma casa de campo, estou reflorestando todo o terreno da casa e quero instalar o aquecedor no local”.
Cerca de 600 pessoas vivem na Guarda do Embaú. As 20 famílias que estiveram presentes na oficina pretendem ensinar a construção dos aquecedores solares a vizinhos e parentes que não puderam estar no evento.
No Bairro Enseada de Brito foi realizada a oficina A sustentabilidade em nossas mãos. Foram três palestras para a comunidade com os temas: Gestão de Resíduos Sólidos, Eficiência Energética e Dicas de Economia de Energia.
A engenheira ambiental da Celesc Adriana Espíndola destaca que a importância desse trabalho junto às comunidades está na possibilidade de levar informação e conhecimento sobre problemas ambientais relacionados à poluição por resíduos sólidos, esgotamento sanitário, entre outros. “A Enseada do Brito, por exemplo, possui a criação de ostras como atividade econômica para o sustento da comunidade local. Dessa forma, é de fundamental importância o envolvimento da população para a conservação da qualidade da água do mar”, observa.
Para a assessora de responsabilidade socioambiental da companhia, Viviani Remor, essa proximidade da empresa com a comunidade demonstra o efetivo comprometimento da Celesc com o desenvolvimento sustentável, com as presentes e futuras gerações e com o diálogo constante com suas partes interessadas.
Viviani acredita que essas ações “oportunizam mostrar outro lado da companhia, aquele das ações socioambientais, da inclusão social, cultural, enfim, uma Celesc efetivamente mais humana por contribuir de verdade com a qualidade de vida”.
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br