Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc promove reestruturação organizacional...

Celesc promove reestruturação organizacional e extingue 54 cargos

A Diretoria da Celesc divulgou, na última quinta-feira, 4, em comunicado a todos os empregados, novas mudanças na estrutura organizacional da Empresa, em cumprimento às diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor da Companhia, denominado Celesc 2030, e pelo programa de eficiência operacional, chamado Eficiência Máxima Celesc.

Em sua primeira etapa, o processo de otimização da estrutura está acontecendo na Administração Central da Companhia e inclui a redução de duas Diretorias (passando de dez para oito); a extinção, em até 18 meses, de quatro cargos comissionados de Assistentes da Presidência (passando de oito para quatro); e a extinção de 48 funções gratificadas. A medida significa redução de 30% dos cargos gerenciais e representa economia de R$ 3,55 milhões/ano.

O processo de otimização da estrutura organizacional teve início há dois meses, em 1º de abril, com a redução de 15 funções gratificadas. Em junho, no dia 20, o Conselho de Administração decidiu pela extinção das duas diretorias e dos quatro cargos comissionados. Na última quinta-feira, dia 4, foi anunciada a extinção de mais 33 funções gratificadas a partir de 1º de agosto. Nessa mesma data, será iniciada a revisão e análise contínua do desempenho da estrutura organizacional, para expandir o processo para as áreas descentralizadas.

Segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o foco será a observação das oportunidades de readequação de outras áreas, visando novas otimizações: “Com base nas iniciativas desenhadas pelas equipes de otimização, serão feitas readequações nas estruturas das Agências Regionais”. Para Siewert, a mudança posiciona a Companhia em novo patamar de gestão: “O eixo de todo processo é a eficiência e melhoria contínua do grupo Celesc”, afirma.

Para definição da nova estrutura organizacional da Celesc, foram definidos nove princípios: cultura orientada para resultados, maior eficiência organizacional, captação de sinergias funcionais, otimização de processos de gestão, simplificação da estrutura, configuração de regionais otimizadas, reforço da massa crítica competente, foco em gestão por processos e estrutura de cultura financeira.

Informações adicionais:
Maria Alaucir Macarini
Centrais Elétricas de SC SA
E-mail: laumacarini@celesc.com.br
Telefone: (48) 3231-6225

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support