Celesc organiza força-tarefa para trabalho na Serra
Uma força tarefa foi organizada pela Celesc para reparar um cabo da rede elétrica e reenergizar algumas unidades consumidoras do interior na região de Lages, atingida por fortes chuvas, ventos e descargas elétricas nos últimos dias. De difícil acesso, o trabalho, na última sexta-feira, exigiu esforço redobrado da equipe da Celesc, da Eletro Delta e da Defesa Civil.
Fotos: Celesc
Além das ferramentas e equipamentos usuais, o trabalho precisou do barco da Defesa Civil para puxar o novo cabo até a outra margem. O trajeto do cabo seguia entre uma plantação de Pinus, algumas áreas alagadas e um bom trecho sob o Rio Canoas na área rural do município de Correia Pinto.
As más condições de acesso, por conta da vegetação fechada, trouxeram dificuldades maiores do que aquelas usuais em área rural como o uso constante de repelente e de mangas longas para se preservar da voracidade dos mosquitos. Outra dificuldade adicional foi tomar o melhor caminho para chegar à margem do rio, o que tornou ainda mais longo o trajeto de parte da equipe. Enquanto isso, outros empregados buscavam o local apropriado para entrar com o barco no rio e se deslocar até o cabo submerso.
A perícia do operador do barco e dos empregados a bordo foi determinante para o sucesso da empreitada, pois, para fazer o reparo do cabo, foi necessário vencer a forte correnteza das águas. A equipe em terra acompanhou tudo atentamente para completar o trabalho de reposição do cabo e, em seguida, a religação à rede elétrica. Após mais de cinco horas de trabalho, o grupo pode se reunir novamente e comemorar o sucesso da empreitada.
Na área de atuação da Agência Regional Lages estão implantados quase 18 mil quilômetros de rede numa extensa área geográfica (19.289 km2), em que são frequentes as ocorrências em locais de difícil acesso. Os veículos de trabalho, seguidamente, precisam ficar distantes do ponto da ocorrência, sendo feito o transporte dos materiais e equipamentos a pé ou as opções disponíveis no local, como tratores ou animais.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br