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Celesc não registrou problemas graves de falta de energia em SC durante o Carnaval

Nesse Carnaval, a Celesc Distribuição atuou dentro dos padrões, registrando números bastante positivos no desempenho do sistema e do tempo de atendimento.

Durante o feriado prolongado, a Empresa atuou com equipes próprias e extras de eletricistas, além de conservar um plantão de sobreaviso para casos de necessidade, particularmente nas áreas de maior fluxo de pessoas como meio Oeste (Joaçaba) e litoral.

A estrutura especial associada ao número menor de ocorrências (cerca de 500 por dia), a grande maioria de pouca gravidade, resultou na redução do tempo médio de execução do atendimento, em torno de 32 minutos. Durante o verão, as ocorrências de emergência chegam a 800 por dia, boa parte delas com gravidade moderada a grave. Além disso, o tempo de deslocamento, por conta do fluxo de trânsito mais complicado, contribui para retardar a chegada das equipes aos locais da emergência.

Nos cinco dias de Carnaval, ao longo de todo o feriado, as faltas de energia se deram por breves períodos. No momento mais crítico para o atendimento, o número de unidades consumidoras (UCs) sem energia chegou a 36 mil em toda a sua área de concessão, o equivalente a 1,36% do total de UCs atendidas pela Empresa.

Das 36 mil unidades consumidoras, 30 mil estavam concentradas em Concórdia, onde a subestação que atende o município ficou fora de operação por 30 minutos devido a um abalroamento. Em todo o período de carnaval, foram registrados 38.

Abalroamentos

Os dois abalroamentos com maior gravidade foram registrados em Balneário Gaivota, no sul do estado, e em Concórdia, no meio Oeste. O primeiro ocorreu às 4h52 da madrugada do dia 2, na Rodovia SC 485. As equipes de plantão precisaram trocar o poste atingido, levando em torno de 50 minutos para proceder aos reparos na estrutura. Ali, em torno de 7.900 unidades consumidoras ficaram sem energia, tendo sido restabelecido todo sistema até às 8h30 do domingo.

Em Concórdia, o abalroamento aconteceu no bairro de Nova Brasília e acabou interrompendo o abastecimento para trinta mil unidades consumidoras às 06h45 do mesmo dia. A remoção do veículo do local do acidente acabou resultando em curto circuito e interrupção de toda subestação Concórdia, onde a energia retornou para a maioria dos consumidores em torno das 7h15.

Grande parte do restante das ocorrências resultou do clima próprio da estação. Chuvas de verão com muitas trovoadas podem danificar os sistemas aéreos de distribuição, sempre mais vulneráveis às intempéries climáticas.

Call Center

De sábado a quarta-feira, 1º. a 5 de março, o número de chamadas atendidas pelo Call Center chegou a 7.694, das quais mais de 80% foram atendidas em até 30 segundos de fila de espera.

Duas tecnologias ajudam a explicar esse desempenho: uma parte crescente dos consumidores está optando por realizar pedidos comerciais pela Agência WEB no portal corporativo, que conta agora com um menu ampliado de serviços e a disponibilidade do uso de SMS para avisar a falta de energia diretamente pelo consumidor por meio do envio da mensagem sem luz + número da unidade consumidora.

Informações adicionais para a imprensa
Lau Macarini
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elét
ricas de Santa Catarina S.A. – Celesc 
E-mail: laumacarini@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br

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