Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc investe para fortalecer...

Celesc investe para fortalecer sistema elétrico do Oeste

A Subestação Xanxerê, afetada, nesta quarta-feira, 17, pela pane que causou falta de luz na região Oeste do Estado, recebe, atualmente, obras de ampliação e melhorias, com investimentos de R$6,5 milhões por meio do Plano de Investimentos 2011/2015 da Celesc.

Uma das principais melhorias é a construção de outra entrada de linha para conexão com a Subestação da Eletrosul (pela qual a energia passa para chegar à Subestação Xanxerê), reforçando a conexão com o Sistema Interligado Nacional – SIN. Está em andamento ainda a construção de mais uma saída de linha para atender os municípios de Quilombo, Pinhalzinho e região, no Extremo Oeste, aumentando a confiabilidade e potência no fornecimento. Outras melhorias, associadas às tensões de 23 kV e 69kV, fazem parte do plano de investimento.

Falta de energia – O rompimento de um cabo condutor entre a chave seccionadora e o barramento principal da Subestação Xanxerê provocou a falta de energia durante 1h10, na noite de ontem, em 91 municípios do Oeste catarinense. As causas da ruptura estão sendo apuradas pela Celesc.

Essa subestação é ligada diretamente ao Sistema Interligado Nacional, responsável pela conexão com outras 15 Subestações no Oeste. A falha afetou todas as subestações conectadas, em efeito dominó, deixando sem luz 311 mil unidades consumidoras.

Equipes de técnicos e eletricistas foram imediatamente deslocadas para resolver o problema, logo que a ocorrência foi detectada, às 18h08. Participaram do atendimento 30 empregados, que conseguiram restabelecer o sistema, às 19h18, em mais de 90% da área atingida.

Devido à necessidade de realizar procedimento manual, os consumidores atendidos pela Subestação Quilombo, foram os últimos a terem a energia restabelecida, em torno das 20h30.

Informações adicionais:
Lau Macarini
Assessoria de Comunicação Celesc 
Telefone: 48. 3231-6226
E-mail: comunica@celesc.com.br
Site: www.celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support