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Celesc informa situação do sistema elétrico estadual

Na manhã desta segunda-feira, 9, as equipes da Celesc ainda trabalham nas áreas atingidas pelos temporais do final de semana para total recuperação do sistema. Às 11h20, restavam cerca de 5.600 unidades consumidoras (UCs) sem energia, concentradas em cidades do Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí.

As condições climáticas do sábado e domingo, dias 7 e 8, causaram um número de ocorrências muito acima da média. Na Grande Florianópolis, os maiores problemas foram associados aos ventos fortes, com mais de 85km/h e duração superior a 12 horas, que provocaram quedas de árvores sobre a rede elétrica e o lançamento de muitos objetos de encontro aos fios, causando rompimento de cabos, danos a equipamentos, derrubada de postes e curto-circuito. Por conta dessas inúmeras ocorrências, o fornecimento de energia elétrica ficou prejudicado em diversas regiões, principalmente na Ilha de Santa Catarina. Chama atenção o fato de que não foram registradas ocorrências no sistema de alta tensão, o que teria prejudicado ainda mais o atendimento.

Os problemas encontrados no Planalto Norte e Vale do Itajaí estão associados a chuvas, alagamentos, deslizamentos e interdição de rodovias, que ainda dificultam o trabalho das equipes de emergência e o restabelecimento de energia, principalmente nos municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Rio Negrinho, Rio dos Cedros e Timbó.

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A situação no final desta manhã:

Vale do Itajaí – O município de Timbó apresenta, ainda, muitas áreas alagadas e, para maior segurança dos 274 consumidores que ainda estão sem energia, será necessário aguardar que essa situação seja normalizada para reenergizar os transformadores. Em Rio dos Cedros, as equipes sofrem com a falta de acesso aos locais atingidos.

Em Blumenau, 542 UCs permaneciam sem luz às 11h20 da manhã. Na cidade, parte da rede foi desenergizada em razão do alto nível do rio Itajaí-Açu, que provocou deslizamentos, queda de vegetação e arrastou postes na força da correnteza.

Planalto Norte – O maior registro de unidades sem luz nesta região está em Irineópolis e no interior de Canoinhas, totalizando cerca de mil UCs sem luz. Por medida de segurança, as equipes estão retirando os medidores nos pontos de alagamento. Em Mafra, alguns bairros estão interditados pela enchente. A cidade de Rio Negrinho permanece com pontos de alagamento, que dificultam o acesso das equipes. Em São Bento do Sul, há pontos de deslizamento, quedas de postes e vegetação sobre a rede.

Norte – As cidades mais afetadas na região foram Jaraguá do Sul e Corupá. À pedido da Defesa Civil, no domingo foi necessário desligar dois alimentadores de Jaraguá do Sul, deixando mais de dez mil UCs sem luz. Às 11h20 de hoje, com a melhoria da situação, restavam 1.700 UCs sem luz na cidade e a previsão é que o sistema seja totalmente restabelecido nas próximas horas.

Grande Florianópolis – O índice de ocorrências na região no final de semana foi cerca de quatro vezes superior ao registrado normalmente. Desde o início das ocorrências, a Celesc tem trabalhado de forma incessante para normalizar o atendimento à região. O número de equipes foi reforçado com o deslocamento de profissionais de outras regiões do estado. No sábado, tivemos o dobro de equipes trabalhando e, no domingo, o triplo. No pico das ocorrências, mais de 30 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem luz na região. Neste final de manhã, há pouco mais de 320 UCs sem luz na Grande Florianópolis (sendo 214 em Florianópolis) e a previsão é que o sistema esteja totalmente normalizado na primeira hora da tarde.

Importante destacar que, na região, devido ao elevado número e dispersão geográfica das ocorrências, foram registrados casos nos quais o restabelecimento da energia elétrica levou um tempo acima do normal. Por ordem de criticidade e prioridade, primeiro a Celesc elimina qualquer risco à segurança dos cidadãos (casos de condutores partidos e transformadores em curto). Em seguida, são checadas e reparadas as subestações, redes de distribuição principais, redes de distribuição secundárias e, por último, os casos individuais. Portanto, alguns consumidores podem ter falta de energia por um período maior do que outros. Para estes casos, a Empresa é solidária com a situação de desconforto vivida pelos consumidores, e conta com a compreensão dos clientes, por ter se tratado de uma condição crítica e fora da normalidade.

Call Center
Com relação ao Call Center, em função do número atípico de ocorrências e de chamados, foi registrado um congestionamento no sistema, o que dificultou o contato entre os consumidores e a Empresa. Como comparativo, em finais de semana típicos, o nosso Call Center atende cerca de oito mil chamadas (comerciais e de emergência). No dia 7, foram registradas mais de 10 mil ligações e, no dia 8, aproximadamente 11 mil.

SMS
Por meio do SMS, ferramenta recém implantada, a Celesc realizou 13% do total de registros de ocorrências no sábado e 20% do total de ocorrências registradas no domingo. Na média, o SMS alcançava 2,5% do volume de registro de ocorrências até este final de semana.

SIMO Online
Via Internet, na ferramenta Em tempo real, que oferece informações online sobre a situação do fornecimento de energia elétrica em toda a área de concessão, foram registrados mais de quatro mil acessos no período.

Informações adicionais:
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
Atendimento 24h: 0800-480120

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