Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc implanta projeto piloto...

Celesc implanta projeto piloto para regularizar uso compartilhado de infraestrutura

A Rua Josué di Bernardi, localizada na região central de Barreiros, em São José, foi eleita para receber o projeto piloto da iniciativa que busca reorganizar o uso compartilhado da infraestrutura da rede elétrica. A regularização, capitaneada pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), ocorre em parceria com as empresas de telefonia e de TV a cabo, que utilizam a rede da Celesc para apoio de seus cabos e equipamentos.

O processo busca eliminar ocupações irregulares, realocar cabos fora dos padrões técnicos, remover cabos desativados, melhorar o aspecto visual das redes e incrementar a segurança do sistema. A região selecionada possui aproximadamente 30 postes e cerca de1 km de extensão. O trecho foi escolhido por apresentar problemas característicos do uso inadequado, com excesso de ocupantes em toda a extensão da rua. Conforme levantamento realizado pela Celesc, no trecho em questão há doze empresas compartilhadoras, quando deveria ter, no máximo, cinco. Onze delas são empresas de telecomunicação; a última é uma operadora de TV a cabo. Desse total, duas foram classificadas como “não identificadas”. As outras, já identificadas na área do projeto, foram notificadas e devem elaborar um cronograma da adequação.

A Celesc possui 1,6 milhão de postes no Estado, sendo, pelo menos, um milhão compartilhados com as cem operadoras que possuem contrato de locação. O projeto piloto é o primeiro passo do desafio proposto pela estatal para reorganizar a ocupação da faixa de compartilhamento na rede de distribuição de energia elétrica. O tema ganhou relevância nos últimos meses e conquistou a adesão de diversas compartilhadoras interessadas em combater as irregularidades existentes, além de promover a segurança do sistema e do processo como um todo.

“O piloto servirá como aprendizado e referência para a regularização da rede compartilhada em todo o Estado. Ao promover a readequação na região selecionada, poderemos avaliar os impactos dessa ação, o que inclui, principalmente, custos e mão-de-obra, e então replicar o modelo para as outras regiões”, afirma o coordenador do projeto, engenheiro Sylvio Reibnitz, do Departamento de Telecomunicações e Automação da Celesc.

Informações adicionais para a imprensa
Vânia Mattozo
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc 
E-mail: vaniaam@celesc.com.br e comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support