Celesc Geração moderniza gerenciamento geográfico
A Celesc Geração adquiriu um sistema para facilitar a administração de questões ambientais e fundiárias. O Sistema de Informação Geográficas reúne imagens de satélite e documentos relacionados a uma usina específica. Com isso, a gestão territorial das usinas ganhou agilidade, rapidez, segurança, confiabilidade e controle sobre os dados das usinas – em termos técnicos, tributários e ambientais.
Antes disso, havia grande dificuldade de acessar a informação – disponível somente em arquivos físicos, analógicos – sem qualquer tipo de informação geoespacial dos terrenos. “A diferença é muito grande. Antes era necessário catar os documentos em pastas um a um, sem nenhum mapa”, destaca Ana Maria Melo Peixoto, da Divisão de Meio Ambiente.
A facilidade de ver os dados é muito grande. O acesso é rápido e as imagens e os documentos podem ser impressos fisicamente e eletronicamente e serem enviados aos interessados.
Por exemplo, é possível ver a Usina de Pery fisicamente, com a delimitação das áreas da Celesc Geração, bem como acessar os relatórios e as licenças ambientais do empreendimento. A área da usina totaliza 44 hectares, ou 440 mil metros quadrados, junto com os dados fiscais de Receita Federal e do Incra.
Imagem Divulgação / Celesc
Ao associar as imagens geográficas em mapas eletrônicos, com variados documentos, o geoprocessamento reúne todas as informações em um único lugar. No momento, estão sendo inseridas informações e, em breve, todo o sistema estará atualizado.
Com isso, a empresa atende a Resolução Normativa 501/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica, que solicita o mapeamento georreferenciado dos bens imóveis das usinas hidrelétricas. O Sistema de Gestão Territorial organizou e armazenou dados cartográficos fundiários e ambientais eletronicamente.
A solução implantada reuniu os registros espaciais e fundiários, além de guardar a série histórica de informações relacionadas ao empreendimento. Além disso, o sistema possibilita a visualização das camadas dos dados cartográficos, elaboração de mapas temáticos, bem como edição de dados e documentos.
Reconhecimento
O case foi apresentado no Encontro Nacional de Geoprocessamento do Setor Elétrico. O evento ocorreu em maio deste ano e o trabalho foi premiado como um dos cinco melhores do encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR).
Outros players do sistema energético já se interessaram em conhecer de perto o sistema por meio de visitas técnicas – como a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em fevereiro, e a Eletrosul nesta terça-feira, dia 26 de agosto. As empresas querem conhecer detalhes técnicos sobre o sistema adquirido pela Celesc Geração.
{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}