Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc Geração aumenta número...

Celesc Geração aumenta número de usinas hidrelétricas no Estado

Veja mais fotos na Galeria

A Celesc Geração deve aplicar R$ 45 milhões em 2014 em diversos negócios. Os investimentos dos anos anteriores já aumentaram em mais de 50% a capacidade instada para gerar energia elétrica, que passou de 81 megawatts (MW) em 2012 para 125,75 MW – em junho de 2014 – com a entrada em operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rondinha.

Com o novo empreendimento, agora são 16 PCHs operadas pela Celesc Geração e por seus parceiros privados em Santa Catarina. A meta é alcançar um gigawatt de potência em 2030. O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Enio Andrade Branco, observa que as empresas do setor de distribuição de energia – como a Cemig e a Copel – conseguiram um melhor posicionamento no mercado em função dos investimentos no setor de geração.

As 12 usinas próprias da Celesc têm potência de 106,75 MW; as quatro em parceria, 19 MW. Com isso, a capacidade de geração de energia elétrica está em 125,75 MW. Portanto, para atingir a potência projetada, durante 16 anos, a empresa deve acrescer, em média, 54,64 MW à capacidade instalada. No grupo Celesc, a Distribuição responde ainda pela maior parte do negócio, contudo a tendência é a Geração crescer cada vez mais.

Os investimentos se direcionam na ampliação dos empreendimentos próprios e em novos negócios com sócios privados para a produção de energia elétrica. Neste momento, as obras de nova PCH Xavantina, em Xanxerê, estão em andamento. A usina deve operar em 2015 e vai ampliar a potência em 5,2 MW, também no formato de Sociedade de Propósito Específico (SPE), o mesmo utilizado em Rondinha. A Celesc Geração é acionista minoritário nesses empreendimentos.

Há novos projetos para pequenas usinas: uma em Campo Belo do Sul e outra em Painel. Elas serão construídas com a participação da iniciativa privada e terão, respectivamente, uma potência de 10 MW e 9,2 MW. As PCHs Prata, Belmonte e Bandeirantes – no Rio das Flores – já estão operando com capacidade instalada total de 7,2 MW.  

Além disso, a Celesc trabalha com a ampliação da capacidade de geração de suas usinas: Celso Ramos, em 7,2 MW; Ivo Silveira, em 9,4 MW; Caveiras, em 10 MW; Salto, em 33,72 MW; e Piraí, em 1,22 MW. A expansão da PCH Pery de 4,4 MW para 30 MW, realizada em 2013, simboliza a retomada de investimentos próprios no segmento. A Geração pretende atuar em diferentes tipos de empreendimentos, desde iluminação pública até projetos de produção de energia elétrica com fontes alternativas eólica, solar, térmica – a partir de dejetos da produção rural.

{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support