Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc entrega sistema fotovoltaico...

Celesc entrega sistema fotovoltaico do Hospital Bethesda em Joinville

O novo sistema fotovoltaico de geração de energia foi oficialmente entregue na manhã desta segunda-feira, 21, para o Hospital Bethesda, em Joinville. A instituição foi a primeira unidade hospitalar do estado a ter a implementação do sistema custeada pelo Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel. 

Nos 12 meses anteriores à instalação dos 670 painéis solares, o hospital registrava uma média de consumo de energia de 55.307 kWh/mês. Agora, a previsão é de que o novo sistema gere 27.097 kWh/mês, representando uma redução de 46,8% no valor a ser pago na fatura mensal, o equivalente, hoje, a uma economia média de R$ 8,5 mil por mês.

De acordo com o gerente de Projetos de P&D e Eficiência Energética, Thiago Jeremias, o sistema, instalado sem custos para o Hospital Bethesda, vai trazer benefícios a uma das mais antigas instituições hospitalares de Santa Catarina, cuja maior parte dos atendimentos prestados (96%) é via SUS: “É mais um projeto de sucesso e serve de referência e motivação para que outras instituições participem de nossas chamadas públicas. A economia gerada poderá ser revertida por uma melhoria na infraestrutura do prédio e dos serviços prestados. Ganha a instituição e os funcionários, que terão acesso a um serviço cada vez melhor”.

O diretor executivo do Hospital Bethesda, Hilário Dalmann, incentivou mais participações neste tipo de programa e destacou a importância da iniciativa. “O projeto é uma ajuda valiosa para os hospitais filantrópicos que lutam para desenvolver um trabalho de qualidade à população”.

Sobre o Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel PEE

O Programa, desenvolvido pela Divisão de Pesquisa & Desenvolvimento e Eficiência Energética da Celesc, é regulamentado pela Aneel e visa promover o uso eficiente e racional de energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício. O alcance desse objetivo se dá por meio da melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. 

Para isso, o objetivo é maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada no âmbito dos projetos viabilizados pelo Programa. Busca-se, enfim, a transformação do mercado de energia elétrica, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais.

Com forte apelo social, o PEE ANEEL/CELESC beneficia diversas classes de consumidores – desde os consumidores de baixo poder aquisitivo -, que recebem a maior parte dos investimentos (cerca de 60%), passando por consumidores residenciais, entidades filantrópicas, prédios da administração pública, até chegar aos grandes consumidores de energia, onde está o maior potencial de economia – os consumidores Industriais.

Entre os projetos desenvolvidos pela área estão:

– Bônus Eficiente Linha Fotovoltaica: pioneiro no Brasil, concede bônus a consumidores residenciais na aquisição de sistemas para captação de energia solar para geração de energia elétrica, visando economia e redução de demanda na ponta. Promove, ainda, a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas LED.

– Bônus Eficiente Linha Motores: concede bônus a interessados em substituir motores elétricos antigos por novos equipamentos com alto rendimento, visando reduzir a demanda e o consumo de energia elétrica.

– Bônus Eficiente Linha Eletrodomésticos: concede desconto de 50% ao consumidor que pretende substituir seus eletrodomésticos antigos e ineficientes por novos e com selo Procel de economia de energia, além da substituir, de forma gratuita, lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por LED, mais econômicas e duráveis.

– Banho de Energia: voltado a consumidores residenciais cadastrados como baixa renda  na Celesc, promove instalação de sistemas de recuperador de calor para fogão a lenha em residências rurais e a substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes.

– Energia do Bem: com caráter social, beneficia famílias carentes nas mais diversas regiões do estado com a substituição de lâmpadas fluorescentes compactas ou incandescentes por lâmpadas LED; de condicionadores de ar tipo janela para modelo split; e de refrigeradores antigos por novos com selo Procel. Além disso, são instalados sistemas de aquecimento solar de água; instalados trocadores de calor para chuveiro; e módulos fotovoltaicos em residências.

– Cidade Mais Eficiente: visa a eficientização energética no sistema de iluminação pública na área de concessão da Celesc, com substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED. 

– Sou Legal, Tô Ligado: voltado a famílias de baixa renda, substitui gratuitamente chuveiros elétricos por chuveiros com sistemas de trocadores de calor, refrigeradores antigos por mais eficientes (com Selo Procel) e lâmpadas incandescentes por lâmpadas  LED.

Sobre o Hospital Bethesda       

O Hospital Bethesda é o primeiro hospital do Norte do estado a receber esse sistema. Foi fundado em 16 de dezembro de 1934, pelas comunidades pertencentes à Paróquia Dona Francisca da IECLB. Tem por finalidade a prestação de serviços de saúde com o intuito de conceder assistência médica e hospitalar às diversas atividades da instituição, bem como a população em geral. Sua estrutura possui pronto atendimento 24h com 13 leitos, ambulatório, setor de internação com 73 leitos e duas salas de cirurgias com cinco leitos de observação.

Somente em 2018, foram atendidas mais de 100 mil pessoas no local provenientes das mais diversas regiões do estado, e realizados acima de 240 mil procedimentos.

Mais informações para a imprensa:
Heda Wenzel
Agência Comunicaz a serviço da Celesc
Fone: (48) 3231-5140 
Twitter.com/CelescInforma
Confira a situação em tempo real no estado: celgeoweb.celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support