Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Celesc entrega Planos de...

Celesc entrega Planos de Segurança e Ação de Emergência da Usina Bracinho de Schroeder


Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul

A Celesc Geração elaborou os planos de Segurança de Barragem (PSB) e Ação de Emergência (PAE) da Usina Bracinho, de Schroeder, a pedido do Colegiado de Defesa Civil da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), com apoio da Defesa Civil do Estado e prefeitura de Schroeder, por meio da coordenadoria municipal de Defesa Civil. A entrega dos planos foi na tarde desta terça-feira, 9, na sede da AMVALI, após apresentação do conteúdo pelos técnicos responsáveis da Celesc.

Segundo o técnico das barragens e coordenador dos planos, engenheiro civil Silvio José dos Santos, o PSB aborda questões sobre os trabalhos que devem ser executados diariamente para manter a normalidade das barragens, na usina do Bracinho são três barragens, e o PAE é sobre o que fazer em cada eventualidade, como desastres climáticos, risco de ruptura iminente e outros.

A preocupação em ter estes planos surgiu em 2011 e no ano passado o colegiado solicitou os documentos para a Celesc. Os planos atendem à Lei 12.334/10, que estabelece a política nacional de segurança de barragens e a Resolução Normativa ANEEL 696/15, que estabelece critérios para classificação, formulação do Plano de Segurança de Barragens, Plano de Emergência, bem como da Revisão Periódica de Segurança em barragens fiscalizadas pela ANEEL. São três volumes do PSB, sendo um para cada barragem, e um volume para o PAE.

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, falou que esta é uma maneira de desmistificar o que todos pensam cada vez que há ocorrência de chuva forte. “Sempre que chove gera preocupação sobre a abertura das comportas, surgem boatos e a população fica assustada”, falou.

Os técnicos explicaram que as comportas servem apenas para manter o nível máximo da capacidade das barragens. “Elas abrem aos poucos para que haja escoamento em pequena proporção”, explicou Santos. Em contraponto à informação disseminada de abertura das comportas em cada evento de chuva, os técnicos ressaltaram que se não tivessem as barragens uma grande quantidade de água desceria no curso do rio e aí sim causaria estragos.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, considera dever do Estado fornecer estas informações e trazer tranquilidade para a população.

Os documentos estarão disponíveis na Usina Bracinho, na sede da empresa e na prefeitura de Schroeder. A Defesa Civil do Estado também recebeu uma cópia dos planos.

Informações adicionais para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail:anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 9-8861-2652
Site:www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support