Celesc desativa energia elétrica em ruas de Blumenau por conta das chuvas
Devido ao grande volume das chuvas em Santa Catarina, a Agência Regional da Celesc em Blumenau ativou, desde as 12h, seu centro de apoio técnico operacional, que se localiza próximo a Usina do Salto.
A logística dos atendimentos foi estruturada com base nas cotas de enchente das ruas de Blumenau e, para garantir a segurança das pessoas, a Celesc efetuará o desligamento preventivo da energia elétrica das ruas alagadas, necessário para evitar acidentes. A empresa está trabalhando em situação de contingência, com equipes de atendimento de emergências adicionais, bem como equipes de apoio interno.
Contato com a Celesc:
48 196 por mensagem (texto: SEM LUZ + o número da unidade consumidora ou CPF do titular da conta)
0800 480 196 call center
Em caso de alagamento, a Celesc recomenda à população que:
– Desligue o disjuntor ou chave geral de energia elétrica, antes que as águas atinjam seu imóvel;
– Em qualquer circunstância, mantenha distante e não toque em fios e cabos elétricos, considerando-os sempre energizados. Desta forma será evitada a ocorrência de graves acidentes;
– Ao retornar para as residências, depois que a água baixar, lave e seque muito bem todos os pontos de energia (tomadas, bocal de lâmpadas, interruptores) antes de religar os disjuntores.
Cuidados após alagamentos/enchentes*:
Veja as principais dicas e cuidados necessários nas áreas em que houve inundação:
– Ao voltar para casa durante o dia, primeiro desligue o disjuntor geral de energia elétrica de sua residência e, em seguida, todos os disjuntores de distribuição da instalação.
– Se voltar à noite, não use velas, lamparinas a álcool ou similares; somente lanternas a pilhas para verificar as condições da residência. Se sentir cheiro de gás, feche de imediato a válvula central do botijão, abra as janelas e saia de casa rapidamente. Nessa situação, não pode haver nenhum disjuntor ligado, pois qualquer faísca pode gerar explosão.
– Evite tocar em equipamentos elétricos que tenham sido molhados e que ainda estão ligados à rede, pois o risco de choque e curto-circuito é alto.
– A limpeza e as condições adequadas de uso das instalações elétricas são fundamentais e os aparelhos elétricos deverão estar limpos, secos e testados antes de serem novamente utilizados.
– Por precaução, sempre considere que as instalações elétricas estão energizadas, mesmo quando toda a rede elétrica de sua região estiver desligada.
– O profissional habilitado para intervir no sistema elétrico, mesmo em Baixa Tensão, inclusive nos circuitos residenciais, sabe identificar e avaliar seus possíveis riscos e adotar as precauções cabíveis. Não toque em fios caídos ou partidos da rede elétrica. Chame imediatamente os órgãos responsáveis: Celesc pelo fone 0800 48 196 ou Bombeiros pelo fone 193.
– Evite o contato com postes metálicos (iluminação pública, semáforos, painéis de propaganda), pois podem estar energizados por corrente de fuga. Todos os medidores de energia elétrica (relógios), bem como o disjuntor geral junto ao medidor serão trocados pela Celesc em caso de defeito ou inundação.
– Tome cuidado com tomadas instaladas em áreas externas ou que sirvam para equipamentos em ambiente externo como áreas de serviço, garagens e todo lugar sujeito à umidade (banheiros, chuveiros, garagem etc).
– Um alerta fundamental é a recuperação do sistema de aterramento, que muitas vezes é danificado com a correnteza d’água e deslizamento de terra. A ausência de para-raios e do sistema correto de aterramento pode representar sérios prejuízos ao patrimônio físico em função das descargas elétricas comuns durante temporais.
Lembre-se sempre: energia elétrica é um produto perigoso. Procure sempre um profissional habilitado para avaliar suas instalações e equipamentos elétricos.
*Fonte: Gilberto dos Passos Aguiar – Engenheiro eletricista aposentado da Celesc
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br