Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc corta energia em...

Celesc corta energia em 28 ruas de Blumenau

Até as 22h deste domingo, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) havia desligado preventivamente a energia em 1.439 unidades da região de Blumenau, que compreende 16 municípios. Somente na cidade de Blumenau, são 1.170 unidades sem energia em 28 ruas. Há 20 equipes de plantão para realizar os atendimentos de emergência.

A Celesc conta com a compreensão da população e informa que, em situações de alagamento, o desligamento de energia torna-se necessário. Desta forma, a Celesc desliga a energia antes que o nível da água atinja o medidor para evitar acidentes. Como a água pode se tornar um condutor e causar choque elétrico, a energia é cortada para garantir a segurança das pessoas que transitam durante a enchente.

As ruas onde a energia elétrica foi desligada são:
Rua 1º de Janeiro, do início até o nº 550
Rua 1º de Janeiro, do nº 801 até o nº 949
Rua 1º de Janeiro, do nº 969 até o nº 1100
Rua 1º de Janeiro, do nº 1501 até o nº 1778
Rua 1º de Janeiro, entre os números 3300 e 3700
Rua Guilherme Scharf, toda a rua
Rua Gustavo Zimmermann, nº 599
Rua Gustavo Zimmermann, do nº 2 ao nº 83
Rua 1º de Janeiro, do nº 3363 até o final da rua
Rua Alwin Schrader, do nº 210 ao nº 350
Rua Alwin Schrader, do nº 483 ao nº 543
Rua Augusta Abry, toda a rua
Rua Hans Pape, toda a rua
Rua Max Aldemann, apenas no início
Rua Martha Cordeiro, toda a rua
Rua Albert Goll, do início até o nº 296
Rua Desembargador Pedro Silva, do início até o nº 172
Rua São Paulo, na altura do nº 600
Rua São Paulo, nas intermediações da Praça Victor Konder
Rua Camboriú, do início até o nº 120
Rua 7 de Setembro, nas proximidades do nº 1884
Rua Paraíba, nas proximidades do nº 266 e 350
Rua Maringá, nas proximidades do nº 310
Rua Alberto Koffe, nas proximidades do nº 169
Rua Europa, toda a rua
Rua das Américas, toda a rua
Rua Almirante Tamandaré, do nº 1221 ao nº 1591
Rua Curitibanos, do início ao nº 129

Para gerar esses desligamentos, a equipe de apoio técnico operacional analisa as cotas de enchente de cada rua e é feito o possível para desligar o mínimo de unidades consumidoras. Qualquer emergência, os consumidores poderão ligar para o plantão da Celesc no telefone 0800 48 0196.

Alerta para deslizamentos e alagamentos
Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.

Blumenau no fim da tarde deste domingo, 22. Foto: Cássio Quadros/Secom

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

As condições climáticas adversas, que atingem inúmeras regiões do Estado, fizeram a Celesc reforçar o plantão especial para atender as ocorrências de falta de energia. São 116 equipes de plantão em todo o Estado.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Leia mais
>>> Saúde entrega ambulâncias 4×4 para municípios com risco de enchente
>>> Celesc reforça atendimento para atender ocorrências no Estado
>>> Celesc começa o desligamento preventivo de energia
>>> Rede Estadual de Ensino tem aulas canceladas em 52 cidades
>>> Governador avalia possibilidade de decretar emergência em Santa Catarina
>>> Sobe para 56 o número de municípios prejudicados pelas chuvas
>>> Veja a relação de abrigos ativos em Blumenau, Rio do Sul e Itajaí

Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761
Portal do Governo e Redes Sociais – Gisiela Klein – (48) 8843-5439

Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa. As fotos estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Os vídeos estão disponíveis no FTP no endereço ftp://ftp2.ciasc.gov.br (login: governosc/senha:comunicacao).

Acompanhe também pelas redes sociais
facebook.com/governosc
@Secom_SC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support