Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc combate fraudes na...

Celesc combate fraudes na Praia do Sonho em Palhoça

Equipes da Celesc, acompanhadas da Polícia Militar e Ambiental, estiveram nesta quarta-feira, 9, pela manhã, na Praia do Sonho, em área localizada dentro do Parque da Serra do Tabuleiro, considerada área de preservação permanente, para uma operação de combate a fraudes.

Foram desligadas redes clandestinas de energia elétrica em três ruas próximas à Avenida das Caravelas. Elas abasteciam 30 residências que estavam ligadas diretamente na rede de distribuição da Celesc.

Segundo o chefe da Agência Regional Florianópolis, Reinaldo Fernandes, um medidor retirado abastecia, além de uma casa, várias outras da mesma rua, por meio de “rabichos”: “O dono do imóvel apresentou uma fatura de mais de 700 reais, entretanto, pelas dimensões e pela simplicidade da casa, não havia qualquer fundamento para consumir tantos kW/h”, conta Fernandes.

O morador, no caso, alegou que pagava esse valor de energia elétrica porque distribuía aos demais moradores e deles cobrava uma cota.

Da área foram retirados postes, fiação elétrica e um medidor irregular que será periciado para buscar sua localização real, já que não poderia estar na residência onde foi encontrado: “Como se trata de área de preservação permanente, fica a suspeita de que esse medidor está cadastrado ‘regularmente’ em outro endereço”, explica Reinaldo que adianta que todo material retirado será mantido sob a guarda da Celesc como fiel depositária: “Os postes estão armazenados na Subestação Pinheira e os fios foram guardados no Almoxarifado da Agência”.

A Celesc contou com a parceria do Ministério Público da Comarca de Palhoça, que autorizou a ação por meio do expediente no. 225/2014, de 1o. de julho e se colocou ainda à disposição da Celesc o apoio da Polícia Militar, Civil e Ambiental.

Em Palhoça, qualquer pedido de ligação de energia elétrica deve ser acompanhado da apresentação de documentos que comprovem a posse ou a propriedade do imóvel e demais documentos, entre eles, a autorização para ocupação do solo e ligação de água e energia elétrica fornecida pela Fundação Ambiental do Município (FCAM). “Sem esse documento, a Celesc não executa a ligação nova”, conclui o chefe da Agência.

Informações adicionais para a imprensa:
Vânia Mattozo
Assessoria de Comunicação Celesc
vaniaam@celesc.com.br

 

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support