Celesc atualiza situação do sistema elétrico em Santa Catarina atingido pelas chuvas
Descrição do áudio:
A Celesc trabalha para a rápida recuperação do sistema elétrico, afetado pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde a última segunda, dia 2. Até o final da tarde desta quarta, dia 4, a Região Sul foi a mais atingida pelos temporais. As ocorrências registradas em Tubarão durante a madrugada já foram solucionadas ainda no período da manhã.
Por volta das 17h, havia interrupções de energia nos bairros Bom Pastor, Morrotes e São João, além de casos de falta de luz pontuais, somando cerca de 230 unidades consumidoras afetadas. No momento, a Celesc mobiliza 15 equipes de plantão de emergência e mais três equipes de manutenção pesada, que atuam nos reparos.
Em razão do estado de emergência decretado pela Prefeitura de Tubarão, o atendimento presencial da loja da Celesc foi suspenso a partir do meio-dia. Nesta quinta-feira, 5, a loja deve permanecer fechada, situação que será reavaliada ao longo do dia. Os clientes que precisarem devem procurar atendimento no site www.celesc.com.br, no aplicativo e pelos números 08000 48 0196 e 08000 48 0120.
Na região de Rio do Sul, o nível da água impediu o acesso dos atendentes até os postos de atendimento da Celesc nas cidades de Atalanta, Witmarsum, Chapadão do Lageado, Aurora, Lontras, Vitor Meireles e Presidente Nereu, que ficaram fechadas nesta quarta. A situação será reavaliada nesta quinta, 5. Nos outros municípios da região, que está em estado de alerta, as lojas de atendimento e a rede elétrica estão funcionando normalmente.
Na região Leste, 16 equipes de emergência trabalham para atendimento. Eram cerca de 150 ocorrências relacionadas à interrupção de energia por volta das 16h. Com o encharcamento do solo, alguns postes cederam e outros chegaram a tombar. Também foram registradas ocorrências devido à vegetação na rede, principalmente no interior. O foco principal dos trabalhos segue na retirada de vegetação e objetos da rede elétrica, além de atendimento a falta de energia em unidades consumidoras, na reposição de ramais de ligação partidos.
Na Grande Florianópolis, a Celesc registrou, da noite de terça até a manhã desta quarta-feira, quedas de postes em várias cidades. Equipes da Celesc atuaram nos reparos das estruturas atingidas, especialmente em Angelina, Nova Trento e Palhoça.
No Meio-Oeste, a situação ocasionada pelas fortes chuvas foi praticamente normalizada na tarde desta quarta. Durante a manhã, um deslizamento de terra atingiu a rede elétrica em Videira, enquanto em Joaçaba a queima de transformadores e quedas de árvores interromperam o fornecimento de energia. Técnicos da Celesc atuaram nos locais e já recuperaram os sistemas.
Em Ibicaré, a loja de atendimento da Celesc ficou fechada durante a tarde, porque parte da equipe não conseguiu acesso ao local em virtude das chuvas. A loja de Luzerna também foi fechada, ainda durante a manhã, porque o nível do rio estava subindo. A situação será reavaliada nesta quinta, dia 5. As outras lojas da região estão abertas e assim devem permanecer, já que não foram identificados riscos de alagamento.
Nas regiões Planalto, Norte e Oeste, a situação relacionada ao fornecimento de energia elétrica seguia normal durante a tarde desta quarta, apesar de o nível dos rios da região estar elevado em algumas áreas.
Em caso de danos à rede elétrica provocados por chuvas e tempestades, como queda de fios e de postes, sempre considere a rede energizada e não se aproxime. Se a sua unidade consumidora registra energia em meia fase, desligue os equipamentos eletrônicos da tomada e informe essas ocorrências no telefone 08000 48 0196. Para registrar falta de energia, envie um SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ mais o número da unidade consumidora.
Duração: 4 min e 23 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.comc