Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc anuncia obras da...

Celesc anuncia obras da nova Subestação Papanduva

A Celesc Distribuição recebeu, na manhã desta quarta-feira, 15, a licença ambiental da Fatma para dar início às obras de construção da Subestação Papanduva, beneficiando os municípios de Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira e Itaiópolis. A Celesc aguardava apenas a emissão do documento para iniciar os trabalhos. As obras começam na próxima segunda-feira, 20, com prazo de implementação de oito meses. Neste mês, também foi retomada a execução da obra da linha de transmissão de 138 kV entre os municípios de Canoinhas e Papanduva, suspensa desde fevereiro de 2013 por questões ambientais. Os investimentos totais nesse conjunto de obras que mostra solução técnica adequada para a região somam R$ 30 milhões.

O anúncio foi feito pelo presidente da Celesc, Cleverson Siewert, durante reunião realizada nesta quarta-feira, na sede da Empresa, com comitiva do Planalto Norte, formada por prefeitos, lideranças políticas e empresariais, além de agricultores e fumicultores da região.

O presidente também informou que está definida a implantação de nova subestação de 34,5 kV entre os municípios de Canoinhas e Irineópolis, visando atendimento aos municípios de Irineópolis, Bela Vista do Toldo e Porto União. A meta da Celesc é concluir o projeto, adquirir o terreno, lançar o processo de licitação e assinar o contrato ainda no primeiro trimestre de2014. Aestimativa para conclusão da obra é de seis meses após a assinatura do contrato, com investimento aproximado de R$ 6 milhões.

No último mês de dezembro foi realizada reunião na sede da Prefeitura Municipal de Canoinhas com presença dos prefeitos de Canoinhas e Irineópolis, em que foi definido o local da subestação, bem como ficou estabelecido que os prefeitos iriam verificar a possibilidade de doação do mesmo. Siewert enfatizou que 20% dos recursos para investimentos da Celesc em 2014 serão destinados ao Planalto Norte, que possui 4% das 2,6 milhões de unidades consumidoras atendidas pela concessionária.

A reunião Durante o encontro, as autoridades manifestaram os pleitos da região, que vem sendo afetada pelas quedas no fornecimento de energia. “Estamos aqui porque acreditamos que podemos resolver esse problema – mesmo que aos poucos –  em conjunto com a Celesc e com o Governo do Estado”, destaca o prefeito em exercício de Canoinhas, Wilson Pereira. O secretário de desenvolvimento regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martins, destaca que “nossa região depende de energia elétrica para crescer; sabemos que a Celesc será sensível ao nosso pleito”.

Dentre as reivindicações, está a solicitação de mais investimentos na estrutura das redes existentes, resolução imediata do problema ocorrido na Subestação de Mafra, e a construção de novas linhas de transmissão e subestações na região.

Informações adicionais
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
Ana Carolina Dall’Agnol
anacda@celesc.com.br
48.3231-6228

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support