Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc anuncia obras da...

Celesc anuncia obras da nova Subestação Papanduva

A Celesc Distribuição recebeu, na manhã desta quarta-feira, 15, a licença ambiental da Fatma para dar início às obras de construção da Subestação Papanduva, beneficiando os municípios de Papanduva, Santa Terezinha, Major Vieira e Itaiópolis. A Celesc aguardava apenas a emissão do documento para iniciar os trabalhos. As obras começam na próxima segunda-feira, 20, com prazo de implementação de oito meses. Neste mês, também foi retomada a execução da obra da linha de transmissão de 138 kV entre os municípios de Canoinhas e Papanduva, suspensa desde fevereiro de 2013 por questões ambientais. Os investimentos totais nesse conjunto de obras que mostra solução técnica adequada para a região somam R$ 30 milhões.

O anúncio foi feito pelo presidente da Celesc, Cleverson Siewert, durante reunião realizada nesta quarta-feira, na sede da Empresa, com comitiva do Planalto Norte, formada por prefeitos, lideranças políticas e empresariais, além de agricultores e fumicultores da região.

O presidente também informou que está definida a implantação de nova subestação de 34,5 kV entre os municípios de Canoinhas e Irineópolis, visando atendimento aos municípios de Irineópolis, Bela Vista do Toldo e Porto União. A meta da Celesc é concluir o projeto, adquirir o terreno, lançar o processo de licitação e assinar o contrato ainda no primeiro trimestre de2014. Aestimativa para conclusão da obra é de seis meses após a assinatura do contrato, com investimento aproximado de R$ 6 milhões.

No último mês de dezembro foi realizada reunião na sede da Prefeitura Municipal de Canoinhas com presença dos prefeitos de Canoinhas e Irineópolis, em que foi definido o local da subestação, bem como ficou estabelecido que os prefeitos iriam verificar a possibilidade de doação do mesmo. Siewert enfatizou que 20% dos recursos para investimentos da Celesc em 2014 serão destinados ao Planalto Norte, que possui 4% das 2,6 milhões de unidades consumidoras atendidas pela concessionária.

A reunião Durante o encontro, as autoridades manifestaram os pleitos da região, que vem sendo afetada pelas quedas no fornecimento de energia. “Estamos aqui porque acreditamos que podemos resolver esse problema – mesmo que aos poucos –  em conjunto com a Celesc e com o Governo do Estado”, destaca o prefeito em exercício de Canoinhas, Wilson Pereira. O secretário de desenvolvimento regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martins, destaca que “nossa região depende de energia elétrica para crescer; sabemos que a Celesc será sensível ao nosso pleito”.

Dentre as reivindicações, está a solicitação de mais investimentos na estrutura das redes existentes, resolução imediata do problema ocorrido na Subestação de Mafra, e a construção de novas linhas de transmissão e subestações na região.

Informações adicionais
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
Ana Carolina Dall’Agnol
anacda@celesc.com.br
48.3231-6228