Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Celesc adere à campanha...

Celesc adere à campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) oficializou hoje seu apoio à campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”, por meio da assinatura de Termo de Cooperação e Adesão com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e com a Coordenação Estadual da campanha.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Celesc. Estiveram presentes o Presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o Diretor de Gestão Corporativa da empresa, André Bazzo, o Promotor-Geral de Justiça, Lio Marcos Marins, e o Promotor Estadual de Justiça, Henrique Rosa Ziesemer, que coordena a campanha em Santa Catarina.

O apoio da Celesc na disseminação da campanha se dará por meio de ações de estímulo aos seus públicos de interesse, divulgando materiais de conscientização a respeito do tema. A empresa irá veicular mensagens referentes ao projeto nas faturas de energia, bem como nas agências de atendimento. Também promoverá debates internos com todos os empregados.

Para o Presidente da Celesc, a união da Empresa ao MPSC é fundamental para que as duas instituições sejam cada vez mais transparentes em suas ações e mais adequadas na prestação de serviços ao público.

Siewert reafirmou o papel da companhia no combate à corrupção, destacando ações já implementadas: “A Celesc já vem se estruturando ao longo dos anos em busca da transparência. A atuação ocorre em diversas frentes, por meio da estruturação de documentos como o Código de Ética, pela adesão ao Portal da Transparência e pelo cadastro no Empresa Pró-Ética, além dos mecanismos de controle da própria companhia, como Auditoria e Controle Internos.”

Na opinião do promotor Ziesemer, a adesão da Celesc à campanha “representa um grande avanço, pois é uma empresa que participa da vida dos cidadãos de maneira intensa, por meio de concursos, licitações e manejo de dinheiro público”. Ele acrescenta que a mensagem da Celesc tem potencial de alcançar milhões de catarinenses, pois está presente diariamente na casa de seus consumidores.

Trata-se de uma campanha educativa, que destaca o papel fundamental da honestidade e da transparência nos atos do cotidiano. De acordo com Ziesemer, o projeto é baseado em três fundamentos: conscientização, educação e mudança de práticas. A conscientização é o primeiro passo para que as pessoas tenham ciência de que a corrupção está presente em todos os níveis – do mais baixo ao mais alto escalão. A educação, por sua vez, tem como propósito estimular os cidadãos para que eles denunciem atos ilegais. O último passo é “rever, mudar e, finalmente, corrigir esses atos”, conclui Ziesemer.

Idealizada pelo promotor público do MPSC Affonso Ghizzo Neto, o projeto foi lançado em 2004, no município de Chapecó (SC). O público-alvo inicial eram crianças e adolescentes. Com a nacionalização da campanha, em 2008, por meio da incorporação pelos Ministérios Públicos Estaduais, diferentes camadas da população também foram sensibilizadas. 

Atualmente, a iniciativa é conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

{article Ana Carolina Dall’Agnol – Celesc}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support