Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Ceja Itapiranga abre unidade...

Ceja Itapiranga abre unidade descentralizada em Linha Dourado

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e a ADR Itapiranga abrem unidade descentralizada na comunidade de Dourado, interior de Itapiranga. A reunião de abertura aconteceu na noite de sexta-feira, 24, com participação de alunos, professores, direção do Ceja, Secretaria Municipal de Educação e ADR Itapiranga. A turma de 20 alunos vai frequentar aulas em três noites por semana. O Governo do Estado fornece o material pedagógico e professores. A Prefeitura de Itapiranga cede o espaço físico. Atualmente, o Ceja da regional de Itapiranga possui matriculado aproximadamente 180 alunos em escolas localizadas nos cinco municípios. São ofertadas oportunidades de formação no ensino fundamental, médio e médio profissionalizante.

O diretor do Ceja, Paulino Eidt, abriu a reunião em Linha Dourado apresentando a sistemática de funcionamento das modalidades de ensino oferecidas. Paulino destacou a importância desta data para a comunidade e a instituição. Disse tratar-se de um espaço de inclusão social. Segundo Eidt, o Ceja visa oferecer estudo para quem não pôde estudar na época certa. Também fizeram uso da palavra o secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, a gerente de educação, Marina Bianchi, e o secretário de educação de Itapiranga, Nelson Klein.

O aluno, Sírio Funk, 51, ficou 40 anos fora da sala de aula e está animado em poder retornar à escola. Ainda menino teve que interromper os estudos para auxiliar os pais na propriedade. Agora, além de concluir o ensino fundamental, ele sonha em formar-se no ensino médio.

Asélia Konzen, 56 anos, concluiu o ensino fundamental por meio do Ceja na cidade de Itapiranga há três anos. Ela agora almeja concluir o ensino médio, mas para isso precisa esperar a formatura dessa turma no fundamental. A expectativa da Asélia é poder continuar os estudos na unidade descentralizada de Linha Dourado.

{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}