Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cedup de Campo Erê...

Cedup de Campo Erê conquista primeiro lugar na IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia em Florianópolis

cedupflorianopolis 20141010 2058881863

O Centro de Educação profissional (CEDUP), de Campo Erê conquistou o primeiro lugar na categoria “Educação Profissional”, da IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que aconteceu em Florianópolis.

Cerca de 2,5 mil pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar o importante evento estudantil, que recebeu 84 projetos desenvolvidos por 168 alunos e seus respectivos professores orientadores. Na cerimônia de encerramento, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, fez questão de mostrar sua satisfação com o sucesso desta edição da feira, realizada no Complexo Esportivo Rozendo Lima, anexo ao Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de outubro.

 

Acesse a galeria para fazer o download da foto

 

O trabalho do CEDUP Campo Erê

O projeto apresentado pelo CEDUP de Campo Erê é intitulado “Avaliar a Eficiência de Insetos Triturados como Repelente de Pragas”. De acordo com os expositores Chérllyn Marcel Alves Dias e Lucas Somavilla, o trabalho teve como objetivo avaliar o triturado de Diabrótica speciosa na repelência de insetos da mesma espécie, analisar a durabilidade da eficiência do produto na repelência das pragas e verificar a repelência do produto em outras pragas importantes. “A implantação das culturas foi realizada em duas etapas, sendo a primeira no dia 10/01 – com o plantio de tomate, repolho, cenoura e beterraba e a segunda no dia 30/01 – com as culturas de alface e abobrinha”. Segundo eles, as culturas, repolho, alface, tomate, tanto na testemunha como na área de aplicação do produto, foram implantadas através de mudas nos seus espaçamentos de 50x50cm, 25x25cm e 25x50cm respectivamente, sem nenhuma adubação. As demais culturas, cenoura, beterraba e abobrinha, foram implantadas através de sementes, também sem nenhuma adubação de base.

O produto foi passado no plantio de tomate, repolho, cenoura, alface, abobrinha e beterraba. A partir da liberação do feromônio no ato da maceração da Diabrótica, insetos da mesma espécie codificaram excesso de indivíduos na área e, consequentemente, competição, o que resultou na evasão do local. “Nosso produto não mata os insetos, apenas repele. Pensamos na sustentabilidade temos que controlar o uso de agrotóxicos. Desenvolvemos este produto natural e se mostrou eficiente, barato e fácil de fazer. Na cenoura, por exemplo, tivemos 75% da redução do número de insetos na área”, destacam os pesquisadores.

 

Veja abaixo todos os trabalhos vencedores, e que agora representarão o Estado de Santa Catarina na fase Nacional:

Ensino Fundamental

1º lugar – Camila Fuhr e Alesandra Neiss, da EEB São José, de Itapiranga, com o projeto Micro-organismos Eficientes na Mescla Beneficiosa do Cultivo de Orquídeas.

2º lugar – Ana Paula Campos e João Batista Weber de Souza, da EEF Pref. Augusto Carlos Stefanes, de Brunópolis, com o projeto Uhe São Roque gerando expectativas.

3º lugar – Lucas Luiano Piacentini e Adiel Miotto, da EEB Prof. Odilon Fernandes, de Herval d’Oeste, com o projeto Odilon Games.

Ensino Médio

1º lugar – Elaine Furlan e Lucéle dos Santos, do CEJA de Florianópolis, com o projeto Bitucas de cigarro, uma amostra dos hábitos dos fumantes no centro de Florianópolis.

2º lugar – Camila Stulp e Daeana Bourscheid, da EEB São Vicente, de Itapiranga, com o projeto Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar.

3º lugar – Bianca Gomes e Adilson Lopes Junior, da EEB ProfaJandira D’Ávilla, de Joinville, com o projeto Química do Amor.

Educação Profissional

1º lugar –  Chérllyn Dias e Lucas Somavilla, do Cedup Campo Erê, de Campo Erê, com o projeto Avaliar a eficiência de insetos triturados como repelente de pragas.

2º lugar – Renan Basquerote e André Luiz Rosa, do Cedup Prof. Jaldyr da Silva, de Água Doce, com o projeto Incubadora Artesanal: Tecnologia para subsistência familiar.

3º lugar – Gabriella Adratt e Gabriel Santos, da EEB Profª Valdete Zindars, de Jaraguá do Sul, com o projeto Software e Aplicativo para biblioteca escolar.

Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support