Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cedup de Campo Erê...

Cedup de Campo Erê conquista primeiro lugar na IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia em Florianópolis

cedupflorianopolis 20141010 2058881863

O Centro de Educação profissional (CEDUP), de Campo Erê conquistou o primeiro lugar na categoria “Educação Profissional”, da IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que aconteceu em Florianópolis.

Cerca de 2,5 mil pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar o importante evento estudantil, que recebeu 84 projetos desenvolvidos por 168 alunos e seus respectivos professores orientadores. Na cerimônia de encerramento, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, fez questão de mostrar sua satisfação com o sucesso desta edição da feira, realizada no Complexo Esportivo Rozendo Lima, anexo ao Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de outubro.

 

Acesse a galeria para fazer o download da foto

 

O trabalho do CEDUP Campo Erê

O projeto apresentado pelo CEDUP de Campo Erê é intitulado “Avaliar a Eficiência de Insetos Triturados como Repelente de Pragas”. De acordo com os expositores Chérllyn Marcel Alves Dias e Lucas Somavilla, o trabalho teve como objetivo avaliar o triturado de Diabrótica speciosa na repelência de insetos da mesma espécie, analisar a durabilidade da eficiência do produto na repelência das pragas e verificar a repelência do produto em outras pragas importantes. “A implantação das culturas foi realizada em duas etapas, sendo a primeira no dia 10/01 – com o plantio de tomate, repolho, cenoura e beterraba e a segunda no dia 30/01 – com as culturas de alface e abobrinha”. Segundo eles, as culturas, repolho, alface, tomate, tanto na testemunha como na área de aplicação do produto, foram implantadas através de mudas nos seus espaçamentos de 50x50cm, 25x25cm e 25x50cm respectivamente, sem nenhuma adubação. As demais culturas, cenoura, beterraba e abobrinha, foram implantadas através de sementes, também sem nenhuma adubação de base.

O produto foi passado no plantio de tomate, repolho, cenoura, alface, abobrinha e beterraba. A partir da liberação do feromônio no ato da maceração da Diabrótica, insetos da mesma espécie codificaram excesso de indivíduos na área e, consequentemente, competição, o que resultou na evasão do local. “Nosso produto não mata os insetos, apenas repele. Pensamos na sustentabilidade temos que controlar o uso de agrotóxicos. Desenvolvemos este produto natural e se mostrou eficiente, barato e fácil de fazer. Na cenoura, por exemplo, tivemos 75% da redução do número de insetos na área”, destacam os pesquisadores.

 

Veja abaixo todos os trabalhos vencedores, e que agora representarão o Estado de Santa Catarina na fase Nacional:

Ensino Fundamental

1º lugar – Camila Fuhr e Alesandra Neiss, da EEB São José, de Itapiranga, com o projeto Micro-organismos Eficientes na Mescla Beneficiosa do Cultivo de Orquídeas.

2º lugar – Ana Paula Campos e João Batista Weber de Souza, da EEF Pref. Augusto Carlos Stefanes, de Brunópolis, com o projeto Uhe São Roque gerando expectativas.

3º lugar – Lucas Luiano Piacentini e Adiel Miotto, da EEB Prof. Odilon Fernandes, de Herval d’Oeste, com o projeto Odilon Games.

Ensino Médio

1º lugar – Elaine Furlan e Lucéle dos Santos, do CEJA de Florianópolis, com o projeto Bitucas de cigarro, uma amostra dos hábitos dos fumantes no centro de Florianópolis.

2º lugar – Camila Stulp e Daeana Bourscheid, da EEB São Vicente, de Itapiranga, com o projeto Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar.

3º lugar – Bianca Gomes e Adilson Lopes Junior, da EEB ProfaJandira D’Ávilla, de Joinville, com o projeto Química do Amor.

Educação Profissional

1º lugar –  Chérllyn Dias e Lucas Somavilla, do Cedup Campo Erê, de Campo Erê, com o projeto Avaliar a eficiência de insetos triturados como repelente de pragas.

2º lugar – Renan Basquerote e André Luiz Rosa, do Cedup Prof. Jaldyr da Silva, de Água Doce, com o projeto Incubadora Artesanal: Tecnologia para subsistência familiar.

3º lugar – Gabriella Adratt e Gabriel Santos, da EEB Profª Valdete Zindars, de Jaraguá do Sul, com o projeto Software e Aplicativo para biblioteca escolar.

Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790