Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. CDR debate estratégias para...

CDR debate estratégias para desenvolvimento do turismo e aumento da arrecadação dos municípios da região

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Curitibanos se reuniu nesta  segunda-feira, 27, em Santa Cecília, para avaliar as ações executadas na região, bem como planejar as atividades futuras. “Analisamos mensalmente junto aos conselheiros as prioridades em obras e atividades que atendam aos interesses da população”, destacou o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão.

Entre os destaques da reunião, a Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) apresentou um case mostrando aumento de R$ 1,15 milhões na arrecadação anual do município de Santa Cecília. A estratégia se baseou em um intensivo trabalho de correção fiscal junto às empresas, com emissão de notas no local de origem de exploração de produtos como a madeira.

“O mais importante é que isto foi feito sem gerar ônus para as empresas. O processo envolve simplesmente uma mudança na contabilidade e que vai beneficiar diretamente o município”, explicou Rui Braun, diretor executivo da Amurc. A medida deve ser adotada em todos os municípios da região, que devem buscar alternativas de beneficiamento de produtos, combate à sonegação, propiciando assim aumento da arrecadação e a consequente melhoria dos serviços públicos oferecidos.

O presidente da Amurc, Roberto Molin, chamou atenção para a importância das parcerias com estado e municípios para o desenvolvimento regional. “Temos que começar a explorar nossos potenciais turísticos através do cicloturismo, cavalgadas (tradicionalismo), cachoeiras (rapel), nossas festas regionais e é claro nossas belezas naturais”, observou.

A prefeita de Santa Cecília, Alessandra Garcia, apresentou as ações realizadas pela administração municipal nos primeiros onze meses de governo. “Estamos determinados a mudar a realidade do nosso município e para isto estamos trabalhando duro realizando desde pequenas ações a grandes investimentos como um novo aparelho de Raio-x de última geração com recursos próprios”, destacou.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support