CBMSC receberá turmas de Formação de Oficiais e Praças a partir de agosto
A partir do dia 07 de agosto o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) receberá 250 alunos-soldados para o Curso de Formação de Praças (CFP), além de 15 cadetes para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), oriundos do último concurso realizado pela corporação.
A última inclusão do CBMSC foi em 2019, com excedentes de concursos anteriores e a corporação encontra-se com um déficit histórico de efetivo, por conta do ingresso na reserva remunerada de bombeiros militares e ao crescimento populacional do estado. Além disso, em determinados momentos do ano, o aumento do movimento turístico chega a dobrar a população de muitos municípios. No verão, por exemplo, a corporação possui prevenção nos balneários e ainda aumento de atendimentos a emergências nas estradas.
“Esta é uma ação importantíssima do Governo, dos secretários de Estado, mas principalmente do governador Jorginho Mello. Há uma carência, um déficit na corporação devido a não inclusão ao longo dos últimos anos. E essa recomposição para nós, substituindo aqueles que foram para a reserva remunerada/aposentadoria, é extremamente importante para a recuperação dos quadros de servidores, mas principalmente pela necessidade de distribuição de profissionais em algumas áreas que realmente o serviço já estava sendo comprometido”, destaca o Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza.
Anualmente cerca de 100 bombeiros militares são transferidos do interior para o litoral, reforçando as ações da Operação Veraneio. Ao mesmo tempo em que há um reforço do efetivo do litoral, o interior era de certa maneira penalizado, pois reduzia o número de profissionais à disposição do serviço.
“Essa autorização do governador, neste momento, para recomposição, visa atender não só uma necessidade institucional, mas também uma preocupação voltada para a Operação Veraneio, que se iniciará nos meses de dezembro e ao longo do próximo ano. Agora, no dia 07 de agosto, receberemos 250 alunos-soldados e 15 cadetes, todos eles serão empregados em estágio operacional na próxima operação veraneio, potencializando ainda mais a segurança no nosso litoral sem desguarnecer o efetivo do interior do estado”, complementa o comandante.