Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. CBMSC ministra aula na...

CBMSC ministra aula na Escola Superior de Bombeiros em São Paulo

Fotos: Divulgação / CBMSC

Devido à ampla experiência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no resgate e intervenção em áreas deslizadas, o comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) solicitou apoio ao CBMSC com instrutores para o Curso de Busca e Salvamento Urbano. As instruções foram realizadas nos dias 21 e 22 de agosto, na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha.

Este é o segundo ano que bombeiros de Santa Catarina são convidados para o curso que promove a habilitação dos bombeiros para atuação em missões de socorro tanto nacionais quanto internacionais. Ao longo dos dois dias de instrução, divididos em teoria e prática, foram repassadas diferentes técnicas de ação. Para esta missão, foram selecionados o major Alan Cielusinsky, o tenente João Ricardo Prochmann, além dos cabos Adelino da Silva de Jesus e Geovan Cesar Boufleur, integrantes da Coordenadoria de Intervenção em Áreas Deslizadas do CBMSC, todos com ampla experiência.

“Este é um momento muito importante de troca de conhecimento e cooperação. Algumas dessas equipes de São Paulo estiveram atuando no terremoto na Turquia e recentemente na operação no Rio Grande do Sul. Então trazemos nossas técnicas, todo o nosso conhecimento e experiência, que foram desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, para que eles possam aplicar nos momentos críticos e tenham um sucesso ainda maior nas missões”, explica o major Alan.

:: Instruções ministradas pelos militares catarinenses

  • Noções de mecânica dos solos;
  • Segurança em operações;
  • Técnicas de desmanche, com ênfase em desmanche hidráulico;
  • Técnicas de escoramento;
  • Sondagem de áreas deslizadas;
  • Autossalvamento.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui vasta experiência acumulada em ocorrências desse perfil devido às condições climáticas do estado, que trazem acúmulo de chuvas e, consequentemente, os deslizamentos acabam se tornando cada vez mais frequentes. “Nossa doutrina de intervenção em áreas deslizadas iniciou em 2008, no desastre no Morro do Baú, nas cidades de Blumenau e Ilhota. Desde então, o CBMSC tem atuado em diversas regiões do país, como nos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em 2015 e 2019”, completa o major.

Todo esse conhecimento foi aplicado de forma estratégica nas missões de busca e resgate na tragédia do Rio Grande do Sul em maio de 2024, uma operação que mobilizou 165 bombeiros militares e 28 cães de busca. Através do trabalho especializado das equipes, foi possível realizar o resgate de 3.051 pessoas e 560 animais, além das missões nas cidades de Rodeio (2023) e Presidente Getúlio (2020). Além disso, os militares foram acionados para apoio em ocorrências em Recife e Petrópolis (2022).

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support