Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. CBMSC alerta que além...

CBMSC alerta que além de crime, um trote pode significar o atraso no atendimento a uma vítima real

No primeiro trimestre de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu 1.196 ligações que foram classificadas como trotes.

O número é 60% menor que o quantitativo registrado em 2023, quando a corporação recebeu 3.029 ligações deste tipo, mas ainda assim serve de alerta para a população.

O CBMSC atua na resposta a ocorrências de incêndio – estrutural, florestal e veicular – atendimento pré-hospitalar e salvamento, busca e resgate.

Cerca de 75% das ocorrências atendidas pela corporação são do tipo atendimento pré-hospitalar relacionadas a engasgamentos, acidentes, parada cardiorrespiratória, entre outros.

Esses são alguns exemplos de como o trabalho da Central de Operações vai muito além de atender uma ligação e acionar as equipes e viaturas necessárias.

A linha ocupada por um trote, pode influenciar também no tempo resposta para um salvamento verdadeira.

O capitão Ian Triska – Chefe do Jornalismo no Centro de Comunicação Social do CBMSC fala do trabalho de combate feito pela corporação contra este tipo de crime:

SONORA

O CBMSC reforça que quando lidamos com pessoas que necessitam de socorro, cada segundo é essencial.

Além disso, empenhar uma ambulância ou caminhão de combate a incêndio para um chamado falso, além de impactar no tempo resposta de uma ocorrência real, acarreta em custos desnecessários para o estado e pode deixar uma cidade desguarnecida ainda que por um curto espaço de tempo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support