Casas modulares da Defesa Civil serão inauguradas, em Bom Retiro
O Governo de Santa Catarina, por meio da Defesa Civil do Estado realiza a inauguração de 18 casas modulares, em Bom Retiro. O evento ocorre no próximo sábado, dia 4. Estão confirmadas as presenças do Governador, Raimundo Colombo, e o dos Secretários de Estado da Defesa Civil Milton Hobus e de Desenvolvimento Regional São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.
As casas modulares são unidades habitacionais de cerca de 40 metros quadrados adquiridas pela Defesa Civil de Santa Catarina e destinadas à famílias que vivem em área de risco, aluguel social e ou tiveram as antigas residências interditadas pela defesa civil local.
O projeto prevê dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço. O custo unitário para o Estado foi de R$ 39 mil, o que corresponde ao montante de R$ 702 mil.
Para execução do projeto, em Bom Retiro foi fundamental a participação do município que forneceu a área para a obra, com infraestrutura e documentação do imóvel para a matriarca da família.
A casa modular da Defesa Civil não pode ser alugada, cedida ou vendida por um período mínimo de cinco anos, conforme previsto no Termo de Compromisso entre Estado e prefeitura.
Estrutura
A estrutura montada em tempo máximo de cinco dias conta com estrutura em aço galvalume. Execução da obra é considerada ágil e a fundação de fácil execução devido ao peso reduzido da construção.
Os painéis modulares garantem segurança estrutural, o modelo é referenciado como sanduíche em três camadas (aço galvalume + poliuretano + aço galvalume).
O Sistema é ecológico, permite limpeza e redução do canteiro de obra. O material leve e de fácil transporte. A durabilidade é considerada importante, devido a resistência à corrosão. Não trincam nem racham com facilidade. Também é considerado um material sem proliferação de agentes nocivos à saúde (fungos e ácaros).
Os painéis com preenchimento em poliuretano com elevado desempenho termo-acústico. As unidades são resistentes a ventos de até 180 klm/h, granizo, em caso de enxurrada pode ser facilmente lavadas com água corrente.
O projeto disponibilizado atende aos requisitos da NBR 15.575. Permite aplicações nas paredes internas e externas, (quadros, painéis, armários, etc.) realizar acabamentos e todos os tipos (papel de parede, adesivos, etc.) utilizados na construção convencional.
Beneficiados Bom Retiro:
1. BROMIRIA DE OLIVEIRA
2. CRISTIANO VELOSO RODRIGUES
3. DEVENDIR MARIAN
4. ELIANA APARECIDA ALVES
5. EVAIR MARIAN
6. FRANCIELI DE OLIVEIRA
7. ISOLETE DE OLIVEIRA
8. JANETE APARECIDA CHELEDRA
9. LAURI MARIAN
10. LEONILZA MARIA DA SILVA
11. MARGARETE PEREIRA HINCKEL
12. MARGARETE VELOSO
13. MARIA DAS DORES LISBOA
14. MARINÊS VELOSO
15. NADIR KREUCH
16. NEUSA CAMARGO
17. ROSANGELA FREITAS
18. VALMIR VELOSO
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail:defesacivilsc@gmail.com
Site:www.defesacivil.sc.gov.br