CASAN trabalha na recuperação de sistemas comprometidos pelas chuvas
Redes de abastecimento comprometidas em Armazém. | Acervo CASAN
A CASAN mantém suas equipes em alerta máximo para monitoramento de mananciais e recuperação de estruturas comprometidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina.
Região do Meio Oeste
As fortes chuvas provocam dificuldades operacionais nas captações de água, afetando principalmente a do Rio Jacutinga, em Concórdia. O abastecimento foi interrompido pela manhã para manutenção e limpeza, com previsão de retorno do fornecimento da água ao final da tarde e noite desta quinta-feira.
Região Oeste
Nas cidades de Descanso e Belmonte o tratamento e a distribuição foram retomados após dificuldades devido à qualidade da água. O abastecimento também foi comprometido nas cidades de Água Doce, Ibiam e Erval Velho, mas com trabalho para desobstrução de captações e conserto de redes o fornecimento de água está sendo recuperado.
Em Rio das Antas a equipe mantém atenção máxima devido ao volume do rio. Em Ipira algumas áreas permanecem com problemas de abastecimento devido à dificuldades de segurança para conserto de rede embaixo de uma ponte.
Região Sul
Em Armazém, uma aponte foi comprometida pela correnteza e as redes de distribuição ficaram danificadas, interrompendo o abastecimento para os bairros Bernardo, Vila Medianeira e Vila Nova. As equipes avaliam as condições do rio para recuperação das tubulações.
Em Urubici, onde a turbidez comprometeu o tratamento da água para abastecimento na quarta-feira, o sistema foi recuperado.
Vale do Itajaí
Em Apiúna, equipes trabalham na recuperação de adutora de água rompida devido a desmoronamento de estrada.
Em Dona Emma, que já apresentava problemas na captação, devido ao nível elevado do manancial não foi possível trabalhar durante a noite. Técnicos trabalham nesta quinta-feira buscando recuperar a captação de água. Fornecimento de água permanece interrompido.
Em Imbuia, devido à correnteza e carreamento de materiais, a equipe trabalha para desobstruir a captação. O fornecimento de água está reduzido.
As equipes atuam em problemas pontuais também em Pouso Redondo, Dr. Pedrinho, Petrolândia e Ibirama, porém todos os sistemas operando e fornecimento normal.
Grande Florianópolis
Bairros de Santo Amaro da Imperatriz (Caldas, Poço Fundo e Sant’ana) estão com o abastecimento comprometido devido às chuvas e à alta turbidez da água da captação. Em Águas Mornas a equipe já conseguiu recuperar parte do sistema, mas a região central ainda apresenta dificuldades no fornecimento de água.
Em todas as cidades afetadas a Companhia orienta uso racional da água, com prioridade a atividades de alimentação e higiene.