Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. CASAN Sem Papel economiza...

CASAN Sem Papel economiza R$ 7,4 milhões e é finalista do Prêmio Inovação Catarinense

Imagem: Acervo CASAN

Desde que implantou, nos últimos dois anos, um projeto que associa economia, sustentabilidade, transparência e agilidade, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) economizou 4,45 milhões de páginas impressas. Isso graças ao “CASAN Sem Papel”,  que já gerou até janeiro deste ano uma redução de despesas da ordem de R$ 7,4 milhões.

O projeto é um dos três finalistas do Prêmio Inovação Catarinense, promovido pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), na categoria Governo Inovador. A premiação ocorrerá em cerimônia em data a ser definida.

Estima-se também que 21 toneladas de papel, 2 mil toners de impressora, 44 milhões de litros de água e 445 árvores deixaram de ser utilizadas para a tramitação dos processos. Como todas essas atividades demandam o uso de energia elétrica, é possível dizer que o CASAN Sem Papel foi responsável por economizar aproximadamente 14.790 kWh de energia, o que daria para abastecer uma residência pelo período de 97 meses (aproximadamente 8 anos).

O CASAN Sem Papel é um software lançado em 2021 para trazer alternativas ao uso constante de papel nos processos administrativos da Companhia. Após estudos organizados em comissões internas desde 2018, a CASAN implantou o SGP-e (Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos) em todas as quatro Diretorias e nas quatro Superintendências Regionais de Negócios do Estado.

O SGP-e centraliza todos os processos num ambiente digital, para acesso remoto a qualquer hora e lugar, tudo sem imprimir uma única folha. No programa, todo o ciclo de vida de um documento é apresentado de forma transparente, acabando de vez com a era da “caixa-preta” dos processos.

O novo sistema trouxe também dinamismo na divulgação de informes internos. Para isso, foi criado o personagem “Processinho”, que guia e estimula a comunicação com os usuários do sistema, transmitindo informações, dicas e avisos na rede interna da CASAN. Como resultado dessa implantação, hoje internamente todos têm acesso aos processos e externamente as partes interessadas cadastradas também podem acompanhar a tramitação, sempre seguindo os princípios da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Outros resultados positivos do CASAN Sem Papel são sentidos em diversas frentes. Para além da economia em gastos e de páginas impressas, o SGP-e reduziu em 83 mil horas o trabalho com protocolo, montagem e transporte de processos/documentos. O indicador de eficiência nos prazos de atendimento, que era de 83% antes da implantação do projeto, chegou a 86,5% no ano de 2022.

A redução do papel em todo os setores da CASAN ainda contribui com o fomento à cultura da sustentabilidade, reforçando o papel da CASAN como membro signatário do movimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina.