Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan retira um terço...

Casan retira um terço do lodo do Lajeado São José em Chapecó

Dragagem do Lajeado São José – Foto: César Carvalho/Cinemáquina

A obra de dragagem do Lajeado São José, principal fonte de abastecimento de água de Chapecó, segue em ritmo acelerado. Prestes a completar um ano de atividade no próximo dia 31 de maio, a obra da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) já retirou aproximadamente de 100 mil m³ de lodo do fundo do Lajeado. É um terço do volume previsto para ser dragado até o primeiro semestre de 2026.

“Nesse ritmo, em dois anos será possível ampliar a capacidade de reserva de água, proporcionando maior segurança no abastecimento durante períodos de alto consumo e estiagem em Chapecó”, explica o superintendente Regional de Negócios do Oeste, Pery Fornari Filho. A expectativa é que, ao final da dragagem, o Lajeado São José ganhe um metro a mais de profundidade e seja capaz de atender a cidade de forma emergencial. O investimento total da Companhia na obra é de R$ 26 milhões, em contrato com a empresa Fos Engenharia.

Área do futuro aterro hidráulico – Foto: Fos Engenharia

Até agora, a dragagem removeu lodo de bancos de areia numa área de 120 mil m² do Lajeado. Todo o material removido está sendo utilizado para a construção de um aterro hidráulico. Ele servirá de base para a acomodação e desidratação dos geobags, bolsas que serão preenchidas com o restante do lodo retirado.

Foto: Fos Engenharia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support