Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. CASAN renova convênio para...

CASAN renova convênio para proteção de Mata Ciliar na região Oeste

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e o Consórcio Iberê assinaram um novo convênio para prosseguir com as ações de proteção e recuperação da Mata Ciliar ao longo de nascentes e cursos d’água na Região Oeste.

A renovação vai permitir a continuidade do trabalho desenvolvido desde 2006, que já permitiu o cercamento e a proteção de 353 hectares de áreas ao longo de nascentes e cursos d ‘água em sete municípios.

Com investimento de R$ 521 mil, mais 40 famílias poderão ser integradas ao trabalho, chegando a 539 propriedades de pequenos produtores rurais beneficiadas nos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos. O investimento no projeto desde o início é superior a R$ 3,5 milhões.

O objetivo é colaborar com a recuperação de nascentes e cursos d’água que são afluentes dos principais mananciais de abastecimento no Oeste, beneficiando mais de 240 mil pessoas da região.

O chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Gerência de Meio Ambiente, Marcelo Seleme Matias, fala do projeto que já conseguiu isolar mais de de 353 hectares de áreas de preservação e a missão de seguir ampliando cada vez mais essas áreas:

SONORA

A proteção da Mata Ciliar é feita com isolamento da Área de Proteção Permanente (APP) ao longo de cursos d’águas que cortam as terras de produtores rurais, impedindo que animais degradem a vegetação ou que lavouras sejam plantadas nesse local.

O cercamento das APP’s permite também a redução dos riscos de assoreamento, de problemas causados por enxurradas e o controle da erosão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support