Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN reforça práticas de...

CASAN reforça práticas de limpeza e organização nas obras da ETE Insular, em Florianópolis

Fotos: Acervo / Casan

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou um novo diálogo com os trabalhadores para reforçar as práticas internas de limpeza e de organização dos canteiros visando segurança, prevenção e a mitigação de impactos ambientais das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis.

A atividade teve foco na gestão adequada dos resíduos sólidos e de construção civil, que envolvem normas para a segregação, armazenamento e destinação final dos materiais resultantes das atividades de obras e do trabalho das equipes.

No canteiro de obras estão dispostos contentores específicos para separação dos materiais conforme a classe e a composição, além de baias para o armazenamento temporário dos resíduos, entre eles os materiais contaminantes que oferecem risco para os trabalhadores e para o meio ambiente.

A separação correta dos materiais garante a segurança do trabalho e evita a proliferação de vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que se utilizam de resíduos como possíveis criadouros para o desenvolvimento das larvas.

A segregação adequada também permite uma maior eficiência para a destinação dos materiais, que envolve o encaminhamento para reciclagem ou reaproveitamento, tratamento ou disposição final em aterros sanitários e industriais licenciados. Esses processos garantem uma série de benefícios ambientais, entre eles, a diminuição do volume de entulho gerado, a redução da extração de recursos naturais e evitam a poluição do solo e da água.

 As orientações compõem os chamados diálogos de meio ambiente, atividades de educação ambiental que buscam promover a sustentabilidade e a conscientização dos trabalhadores das obras. Os diálogos estão inseridos no plano de gestão ambiental do empreendimento aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). 

As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento de R$ 245 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Localizada no Aterro da Baía Sul, próximo aos contornos de acesso das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, a ETE Insular é responsável pelo tratamento da maior parte do esgoto de Florianópolis, atendendo a região central e bacias da Agronômica, Trindade, Carvoeira, Pantanal, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé e parte do Córrego Grande. Quando estiver ampliada, vai permitir a entrada em operação de toda a rede de coleta já instalada na Bacia do Itacorubi (Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal).