Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN reforça investimentos para...

CASAN reforça investimentos para ampliação do saneamento e instalação de reservatórios mais modernos

Novos reservatórios são construídos com tecnologia mais moderna e segura. Acervo CASAN

Com praticamente 98% de cobertura no abastecimento de água nas cidades em que atende, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) reforça suas estruturas de reservatórios com modelos mais tecnológicos e seguros. Além disso, continua investindo nos serviços de coleta e tratamento de esgoto, principal desafio do novo Marco do Saneamento.

“A CASAN tem como desafio reinventar seu modelo de negócios, buscando uma mudança cultural ambiciosa nas ações estratégicas e operacionais, que incluem a ampliação da infraestrutura para atender o Marco do Saneamento e alcançar a meta estipulada pelo governador Jorginho Mello de atingir 50% de cobertura estadual com coleta e tratamento de esgoto até 2026. A CASAN é um patrimônio de Santa Catarina e precisa cada vez mais ampliar e melhorar seus serviços para atender nossa população”, destaca o presidente da Companhia, Edson Moritz.

Levando em conta a nova legislação, que determina 99% da população com serviços de água potável, e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, no último ano a empresa direcionou 50% dos recursos para a implantação ou ampliação de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Com isso, a cobertura em sua área de abrangência chegou em 34,6% e grandes obras por todo o Estado seguem em andamento. 

Esgotamento Sobre Rodas

Além de investir na ampliação dos sistemas tradicionais de esgoto e em obras que estão em andamento em todo o Estado, a CASAN aposta na implementação de um novo modelo de negócio com o Programa Esgotamento Sobre Rodas. A iniciativa vai permitir a retirada do lodo dos sistemas individuais de tratamento (a popular fossa), garantindo depuração adequada do esgoto, mais condições de saúde pública e conservação do ambiente. 

O projeto-piloto acontece em Descanso, com diversas etapas de implantação automatizadas a partir de tecnologia desenvolvida por equipes da própria Companhia. O modelo leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a CASAN opera: entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.

Reforço no Abastecimento

Nos Sistemas de Abastecimento de Água, nesses últimos dois anos a CASAN está atuando na modernização e ampliação da cobertura que já chega a 98% da população. Ao longo de 2023, incrementou o volume de reservação em 48 milhões de litros de água, com a implantação de 124 novos reservatórios. Para 2024 serão entregues mais 81 equipamentos e até 2026 a previsão é instalar mais de 200 novos reservatórios, todos com tecnologias mais modernas e seguras.

Em conjunto com as melhorias em redes de distribuição, sistemas de bombeamento e de tratamento, a Companhia aumentou em 10% a sua capacidade de abastecimento em relação ao ano anterior.

Companhia prioriza ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado. Além de trabalhar com sistemas tradicionais (acima ETE Ingleses), investe em um novo modelo de negócios com o Programa Esgotamento Sobre Rodas, em implantação na Região Oeste (abaixo). Acervo CASAN



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support