Casan reforça importância das ligações à rede de tratamento de esgoto em Balneário Piçarras
Avenida Nereu Ramos, um dos focos das obras de ampliação do SES de Balneário Piçarras.
Foto: Felipe Franco/Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) reforça a necessidade de que todos os imóveis já autorizados na área de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Balneário Piçarras façam a conexão ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. Até o fim do processo de ampliação, mais 550 residências e comércios poderão se conectar e contribuir diretamente para a saúde pública e a conservação dos recursos hídricos.
A ligação à rede coletora é essencial para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em Balneário Piçarras. Isso porque, a tubulação que transporta os resíduos domésticos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) elimina os riscos de contaminação do solo, lençol freático, rios e mares. Por consequência, o tratamento também reforça os níveis de qualidade da orla da praia, reconhecidos pelo Programa Internacional Bandeira Azul.
“Os moradores devem ficar atentos e verificar o comunicado nas faturas. O aviso é a confirmação de liberação para a interligação do esgoto do imóvel junto à rede coletora externa”, informa o chefe de Agência da Casan, Lino de Aviz, reforçando que também há comunicados por SMS aos números cadastrados junto à Companhia. A Casan reforça que a responsabilidade pela ligação do imóvel é do morador, que pode contatar um dos profissionais capacitados pelo curso Se Liga na Rede [hiperlink].
A ampliação do sistema ocorre entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), abrangendo a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o mar e o Rio Piçarras, que são chamadas de Bacia 5 e Bacia 6. Neste momento, apenas moradores da Bacia 5 estão aptos à interligação.
Ao término das obras de ampliação, um total de 3.200 unidades serão atendidas com coleta e tratamento de esgoto em Balneário Piçarras, elevando para 37,7% a cobertura de saneamento na cidade. O investimento na infraestrutura de esgoto nessas áreas é de R$ 11,6 milhões.
Tecnologia avançada
Localizada às margens da BR 101, a ETE de Balneário Piçarras está entre as mais modernas implantadas pela Casan. Totalmente automatizada, pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia. A ETE garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica. O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo para a balneabilidade das praias da região.
Informações online
Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.