Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN reconhece colaboração de...

CASAN reconhece colaboração de famílias na recuperação de mananciais no Oeste

Com mais uma rodada de encontros do Projeto Mata Ciliar, a CASAN faz um agradecimento especial a todas as famílias que integram o esforço de proteção e recuperação da vegetação ao longo de mananciais na Região Oeste.

Os Encontros de Famílias foram iniciados na terça-feira, dia 22, em Águas de Chapecó, e prosseguem até o dia 5 de setembro, em Cordilheira Alta. Famílias das cidades de Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos também participam dos eventos de integração e avaliação das ações.

“A CASAN expressa sua profunda gratidão a cada família, voluntário, membro da equipe e parceiro que se uniu nessa jornada. Seja ao cavar a terra, ao compartilhar conhecimento ou ao doar recursos, cada um contribuiu para a transformação que testemunhamos hoje”, destaca a bióloga da CASAN Kaling Fernanda Schuster.

“No início eram apenas sonhos e planos no papel. Hoje, olhamos para as margens dos rios e vemos uma transformação real. As áreas que protegemos com amor e dedicação hoje exalam vida, acolhendo aves, insetos e uma imensa diversidade de animais que encontraram abrigo nas suas folhas”, complementa.

Quase 500 famílias beneficiadas

O projeto Mata Ciliar conta com recursos da CASAN, parceria da EPAGRI e execução de profissionais do Consórcio Iberê  (que em língua indígena significa água limpa).

Desenvolvido desde 2006, o Projeto Mata Ciliar já permitiu o isolamento e a recuperação de 3,4 milhões de metros quadrados de mata ciliar em aproximadamente 30 nascentes e cursos d´água da Região Oeste.

O trabalho beneficia 495 famílias de pequenos produtores rurais. Entre as Bacias Hidrográficas com áreas protegidas estão as dos rios Irani, Chapecó e Uruguai – e entre os cursos d´água, o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais de captação de água pela CASAN para Chapecó, a maior cidade do Oeste.

A CASAN investiu R$ 2,7 milhões para que as ações de recuperação da Mata Ciliar sejam desenvolvidas prioritariamente em mananciais de abastecimento público e seus afluentes, conservando os recursos hídricos.

“É um trabalho de imensa importância, que nos aproxima das famílias que vivem ao longo de cursos d´água e nos ajuda na recuperação de mananciais que são essenciais para esses agricultores e também para a população que vive na cidades. Só temos a agradecer a estas famílias e já estudamos como será possível dar continuidade aos trabalhos”, destaca a Gerente de Meio Ambiente da CASAN, Andreia Senna Soares.

Fotos: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support