Casan recebe hidrômetros encontrados em operação integrada contra rede de receptação
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Foto: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) recebeu na tarde de quarta-feira, 5, parte do material apreendido na Operação Gota d’Água, que desarticulou uma rede de receptação de produtos furtados na Grande Florianópolis. Aproximadamente 200 carcaças de hidrômetros e quatro toneladas de fios de cobre foram encontrados em galpões particulares na cidade de Palhoça. A operação foi feita de forma integrada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, as Guardas Municipais de Florianópolis e São José, a Celesc e a própria Casan.
Os hidrômetros e fios foram repassados à Companhia como fiel depositária do material e estão agora no Almoxarifado Central da Companhia, em São José. “Como não é possível reutilizar esses equipamentos, vamos providenciar o destino das carcaças de hidrômetros, que deverão ser leiloados como sucata. E o destino dos fios será determinado pelas autoridades de segurança”, explicou o gerente de Suprimentos, Josué Peres da Silva.
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A operação aconteceu após uma escalada de furtos de hidrômetros e fios de cobre na região. Só em 2025, foram 507 furtos no Estado, sendo a maior parte em Florianópolis (273) e São José (208). “A Companhia agradece o empenho de todos os agentes de segurança que participaram das investigações no combate à receptação e salienta o seu compromisso em fornecer informações sobre os casos”, colocou o gerente de Atendimento ao Consumidor, Vinícius Ferreira.
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Para facilitar a reposição após o furto, a CASAN implantou em seu site de serviços o botão “Informar Furto de Hidrômetro”. O botão também aparece na página principal do site da CASAN. No link, os consumidores podem informar o Boletim de Ocorrência (B.O) referente ao furto, os documentos de identificação pessoal e as fotos do imóvel e do abrigo padrão.
Boletim de Ocorrência obrigatório
A Companhia reitera a obrigatoriedade de apresentação do Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, para a reposição sem custos ao consumidor. O procedimento é indispensável e também serve para que as informações sejam repassadas aos agentes de segurança no trabalho conjunto ao combate dos crimes de furto e receptação dos hidrômetros.
Abrigo-padrão
Outra importante medida reforçada pela Casan é a instalação pelo consumidor, do chamado abrigo-padrão, que oferece mais segurança do hidrômetro. O modelo de abrigo adotado pela Companhia desde 2015 tem compartimento em material plástico (PVC, Polipropileno ou Polietileno) e porta em policarbonato transparente, com sistema para colocação de lacre de proteção resistente, para evitar fraudes e roubos.