Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN realiza oficina de...

CASAN realiza oficina de reciclagem do lixo orgânico com crianças do projeto social Bairro Educador

Com o objetivo de ensinar às futuras gerações a importância da redução do descarte de lixo para a preservação do meio ambiente, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu quinta-feira (14) uma oficina de produção das chamadas composteiras. Elas são recipientes em que o lixo orgânico é decomposto e transformado em adubo. A oficina foi direcionada para crianças de 7 a 12 anos atendidas pelo projeto social Bairro Educador do Monte Verde, em Florianópolis.

As educadoras do programa socioambiental para as obras de implantação de sistema de esgotamento sanitário SES Saco Grande ensinaram as crianças a produzir pequenas composteiras domésticas reutilizando garrafas PET para destinação de restos de alimento, como cascas de frutas, legumes e outros vegetais.

A compostagem é uma alternativa para a diminuição da produção do lixo doméstico. O processo transforma as sobras de alimento, que seriam enviadas aos aterros sanitários, em um composto orgânico rico em nutrientes que pode ser utilizado como adubo em vasos, hortas e jardins. As composteiras domésticas podem ser produzidas com a reutilização de garrafas, caixas e baldes, intercalando resíduos orgânicos com uma camada grossa de serragem, folhas secas ou grama. 

As atividades de educação ambiental abordam diferentes temas relacionados ao saneamento, meio ambiente e ecologia por meio da realização de brincadeiras, gincanas, práticas artísticas, rodas de conversa e palestras. As atividades foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação da infraestrutura.

A CASAN é parceira do projeto Bairro Educador Monte Verde desde junho de 2022. O projeto social Bairro Educador é uma iniciativa mantida pela Prefeitura Municipal que promove atividades de educação, esporte, cultura e cidadania no contraturno escolar para estudantes de bairros em situação de vulnerabilidade social.

As obras de implantação do SES nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande têm investimento total de 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Fotos: Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support