CASAN realiza atividades de educação ambiental com a população de Ipira e Piratuba
Foto: Acervo CASAN
A CASAN conduziu uma série de ações socioambientais em Ipira/Piratuba, que destacam a importância do saneamento para a saúde pública e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, essas ações também envolvem a comunidade local nas questões relacionadas à preservação e uso responsável dos recursos naturais. Essas iniciativas ratificam o compromisso da Companhia de promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental de Ipira e Piratuba, junto com a implantação do novo Sistema Público de Esgotamento Sanitário, com a conclusão das obras previstas para os próximos meses.
Uma dessas iniciativas foi o plantio de árvores nativas, liderado pelo Grupo Escoteiros Guardiões do Vale Piratuba e Ipira, às margens do Rio do Peixe. A atividade, que contou com a participação de jovens da comunidade, não apenas contribuiu para a restauração ecológica da área, mas também ressaltou a importância da conexão entre água e esgoto. E ainda, destaca a relevância do saneamento para a conservação dos recursos hídricos e a promoção de um ambiente saudável.
Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Água. Lá, eles viram de perto o processo de tratamento de água potável e entenderam melhor a relação entre saneamento básico e qualidade de vida.
“Através dessas ações, buscamos conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico para a preservação do meio ambiente e a saúde pública”, destacou o engenheiro sanitarista, Everson Antunes, da empresa Econsult Group, responsável pelo Projeto Socioambiental da CASAN em Ipira-Piratuba.
Outra ação importante realizada, foi uma série de encontros com gestores municipais e autoridades de Ipira e Piratuba para apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre o novo Sistema de Esgotamento Sanitário. Estes encontros fazem parte do Projeto Socioambiental em desenvolvimento nas duas cidades e visam preparar a comunidade para a implantação do sistema, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas sobre os benefícios e impactos do projeto.
O engenheiro sanitarista e ambiental, Everson Antunes, resumiu as mudanças que o novo sistema trará para os moradores beneficiados, além de abordar as legislações socioambientais vigentes em nível estadual e nacional. Os encontros também contaram com a participação do chefe da agência local da CASAN, Vinicius de Bortoli, que auxiliou no esclarecimento de dúvidas e destacou os benefícios do sistema para a saúde pública e a conservação ambiental.
Essas ações exemplificam o compromisso da CASAN em promover um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade de vida para as comunidades de Ipira e Piratuba. Somados ao engajamento da comunidade e das parcerias da Companhia, são essenciais para o sucesso e a sustentabilidade do projeto, que representará um marco significativo no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.
Com um investimento significativo de R$ 22,7 milhões obtidos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a CASAN está implantando mais de 13 quilômetros de rede coletora e uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para depurar 15 litros por segundo, beneficiando aproximadamente 6 mil moradores das duas cidades.
CANAL DE INFORMAÇÕES:
Para orientar a população, o projeto socioambiental de Ipira-Piratuba possui um canal online, com informações obtidas pelo link: https://linktr.ee/sesipirapiratuba, e acessível via Qr Code (inserido no folder distribuído durante as visitas).