Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan promove treinamento sobre...

Casan promove treinamento sobre manejo de resíduos perigosos na ETE Insular

Fotos: Divulgação / Casan

Com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental dos trabalhadores da obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) promoveu na última semana, um treinamento sobre os procedimentos para o manejo adequado de produtos perigosos. Entre esses produtos, estão materiais como óleos, solventes, lubrificantes, tintas, impermeabilizantes. Os protocolos para a utilização, armazenamento e descarte adequado desses produtos são necessários para a prevenção de potenciais impactos ambientais como a contaminação de solo, água e lençol freático, além de promoverem a segurança dos colaboradores.

Os procedimentos de gerenciamento de produtos químicos ou resíduos perigosos seguem normativas ambientais e de segurança aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Entre as atividades adotadas, estão a utilização de baias preparadas para acomodação temporária dos materiais e a destinação adequada em aterros industriais ou sanitários, que são locais ambientalmente adequados para o descarte sem contaminação. Também são aplicados procedimentos emergenciais para contenção de pequenos vazamentos que envolvem a atuação da equipe de supervisão ambiental para o atendimento de ocorrências.

“Os resíduos perigosos são em sua maioria derivados do petróleo e podem contaminar o solo e a água de forma bastante grave, além de também infiltrarem no lençol freático e prejudicarem a fauna. Por isso é muito importante que a supervisão ambiental atue no dia-a-dia da obra, para mitigar e controlar os impactos ambientais”, explica a bióloga Myrna Hornke, que atua na supervisão ambiental das obras na ETE Insular.

Os treinamentos e Diálogos de Meio Ambiente (DMAs) são atividades que buscam conscientizar os trabalhadores sobre cuidados ambientais e sustentabilidade, incentivando boas práticas e mudanças de comportamento entre as equipes de trabalho.