Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN promove diálogo sobre...

CASAN promove diálogo sobre meio ambiente com trabalhadores da ETE Insular

A CASAN promoveu esta semana uma atividade de conscientização sobre resíduos sólidos e organização dos canteiros com os trabalhadores das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. A atividade, chamada de diálogos de meio ambiente, é realizada mensalmente e tem como objetivo compartilhar informações sobre o empreendimento, saneamento e meio ambiente, incentivando boas práticas e mudanças de comportamento tanto no ambiente de trabalho como para além dele.

A conscientização sobre a questão ambiental e a sustentabilidade, por exemplo, é uma estratégia importante para formação de agentes multiplicadores de informações e transformação social das comunidades nas quais os trabalhadores estão inseridos.

O diálogo abordou a diferença entre resíduos e rejeitos, a importância da separação e destinação correta, além da limpeza e organização do canteiro de obras. Os resíduos gerados nos canteiros são depositados nas baias de separação conforme a sua classificação para facilitar seu encaminhamento para a reciclagem. A maioria dos resíduos sólidos e de construção civil, como blocos de cimento, tijolo, argamassa, madeira e sucata metálica, podem ser reciclados, sendo transformados em agregados não estruturais utilizados na construção.

A reciclagem é importante pois permite a redução da extração de recursos naturais e prolonga a vida útil dos aterros sanitários. A separação dos materiais em baias de armazenamento também possibilita a limpeza e organização dos locais de trabalho, uma atitude simples mas fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar a proliferação de vetores de proliferação de doenças, como o Aedes aegypti.

As atividades de educação ambiental voltadas ao trabalhador buscam estar em acordo com as ações dos diversos programas ambientais implementados durante a execução das obras na ETE Insular. Entre os programas do plano de gestão ambiental aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) estão os de gerenciamento de resíduos sólidos e de construção civil, que preveem normas para armazenamento e destinação dos rejeitos. Desde o início das obras, os programas contabilizaram 7246,27 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem, o que corresponde aproximadamente a 99,72% do volume total de resíduos sólidos produzidos no canteiro.

As obras de ampliação da ETE Insular e do sistema de esgotamento sanitário na região central da capital e da bacia do Itacorubi têm investimento superior a R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Fotos: Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support