Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan promove atividades de...

Casan promove atividades de educação ambiental no Bairro Saco Grande em Florianópolis

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu nesta semana uma nova atividade de educação ambiental com crianças atendidas pelo Projeto Social do Conselho Comunitário do Saco Grande (COMOSG), em Florianópolis. A atividade reuniu cerca de 30 crianças da faixa etária dos 7 aos 10 anos e ocorreu em ocasião do Dia Nacional de Conservação dos Solos, comemorado em 15 de abril. O objetivo foi a conscientização sobre a importância e os cuidados para a proteção do solo.

“A conservação do solo é fundamental para a proteção do meio ambiente, pois permite a manutenção da biodiversidade, a regulação do ciclo da água, a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, também garante a sustentabilidade econômica e social, com a produção de alimentos. No caso específico do Programa Socioambiental, também enfatizamos a importância do saneamento para a conservação do solo, impedindo a contaminação por meio de dejetos e esgoto não tratado”, explica a bióloga e Educadora Ambiental da Casan, Mariana Adami Borgert.

Durante as atividades, as crianças puderam aprender sobre ações para proteção do solo e os problemas decorrentes do uso inadequado e a degradação. Em seguida, as crianças presenciaram um experimento científico que simula a erosão e a necessidade de manutenção de vegetação para proteção das encostas e morros. As educadoras também utilizaram um jogo da memória, com cartas que representavam os problemas e soluções para a conservação do solo.

O Programa Socioambiental das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande desenvolve trabalhos de conscientização ambiental com crianças e adolescentes moradores das regiões beneficiadas pela implantação do empreendimento. Em quase 4 anos de atuação, o programa desenvolveu mais de 90 atividades com participação superior a 1600 crianças e adolescentes. O programa atua com o objetivo de preparar a comunidade local para execução das obras, fomentando a participação ativa, a cidadania e a construção de valores sociais e conhecimento.

As atividades envolvem a apresentação de vídeos educativos, palestras, gincanas, oficinas de arte e produção de trabalhos manuais que estimulam a criatividade e ações de mobilização social. Todas as ações foram previamente aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação. As obras de implantação da infraestrutura sanitária na região têm investimento total de 196 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Fotos: Acervo CASAN