Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN promove atividade sobre...

CASAN promove atividade sobre importância do saneamento para conservação do meio ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5, a CASAN realizou uma atividade de conscientização com crianças atendidas pelo projeto social Bairro Educador, no Monte Verde, em Florianópolis.

A atividade foi executada com apresentação sobre os quatro eixos do saneamento, que inclui os serviços de abastecimento, coleta e o tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos, além da drenagem urbana.

O trabalho de educação ambiental está integrado às obras de ampliação do Sistema de Esgoto Monte Verde/Saco Grande, uma das mais importantes em execução pela CASAN na Capital.

Também foi organizado um mutirão de limpeza na praça do Monte Verde, para retirada de resíduos sólidos descartados inadequadamente.

Esgoto e Drenagem

Os educadores ambientais ainda utilizaram uma maquete para mostrar o funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta de efluentes domésticos até sua depuração nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Depois de tratado, o efluente retorna à natureza sem causar danos ao ambiente ou riscos à saúde humana. 

Com a maquete também foram apresentadas as diferenças entre redes de coleta de esgoto e de drenagem. Apesar de ambas serem formadas por tubulação implantadas sob o solo, o sistema de esgotamento é vedado para impedir a  contaminação: o esgoto sai das residências, passa pela caixa de inspeção da CASAN e é bombeado até uma ETE para ser tratado.

Já o sistema de drenagem é aberto, com escoamento da água pluvial pelos bueiros (bocas de lobo) até os rios e córregos. Quando o esgoto é ligado diretamente à rede de drenagem, chega aos rios e oceanos sem o tratamento adequado, causando problemas à saúde humana, além da degradação do corpo receptor, que pode resultar em prejuízos à fauna, flora e às atividades humanas (lazer, pesca e maricultura).

As atividades de educação ambiental junto ao Projeto Bairro Educador foram aprovadas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e Secretaria Municipal de Educação. As obras de implantação da infraestrutura sanitária na região do Monte Verde/Saco Grande têm investimento de R$ 129,6 milhões com recursos obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Imagens: Projeto Socioambiental Sistema de Esgoto Monte Verde/Saco Grande/CASAN