Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan promove atividade sobre...

Casan promove atividade sobre animais decompositores de lixo orgânico em escola de Florianópolis

Fotos: Divulgação / Casan

Em mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental que aborda o tema do lixo orgânico, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) promoveu nesta terça-feira, 18, uma nova atividade na Escola José do Valle Pereira, no Bairro João Paulo, em Florianópolis. O objetivo foi sensibilizar crianças de 7 a 9 anos sobre os animais invertebrados, que atuam na decomposição da matéria orgânica e podem ser encontrados nas chamadas composteiras, que são recipientes em que o lixo orgânico é decomposto e transformado em adubo.

A ação ocorre em continuidade ao projeto iniciado no ano passado, quando as crianças foram introduzidas à prática de compostagem. Os alunos produziram pequenas composteiras domésticas, reutilizando garrafas PET para destinação de restos de alimentos. Agora, nesta aula, os estudantes tiveram contato com insetos, minhocas e miriápodes (centopeias e piolhos-de-cobra), que auxiliam no processo de transformação do resíduo em composto orgânico. Com o auxílio de estereoscópio e lupas, as crianças puderam observar as diferenças de estrutura e do movimento de cada uma dessas classes de animais invertebrados.

“Por meio de atividades lúdicas e de toque, nós conseguimos retirar o estigma que esses animais possuem de nojentos e fazer com que as crianças percebam que eles desempenham um papel importante no ecossistema”, explica a bióloga e educadora ambiental, Myrna Hornke. A atividade promovida pelo projeto socioambiental acontece em paralelo aos projetos desenvolvidos em aula pelos professores.

As oficinas e atividades abordam diferentes temas relacionados ao saneamento, meio ambiente e ecologia por meio de brincadeiras, gincanas, práticas artísticas, rodas de conversa, palestras e mutirões de limpeza, incentivando as crianças e adolescentes a atuarem como agentes de transformação social. Todas as ações foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação.

O Programa de Educação Ambiental desenvolve ações nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, onde a Companhia executa obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras têm investimento total de R$ 129,6 milhões com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support