Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN prepara estrutura para...

CASAN prepara estrutura para início das operações de esgoto no bairro Ingleses

Fotos: Trabalhos na rua Intendente João Nunes Vieira. (Acervo CASAN)

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) deu início à implantação do emissário de esgoto bruto que irá atender a região sul do bairro Ingleses, em Florianópolis. Essa é a última etapa antes do início das operações nessa região. Até a primeira quinzena de dezembro, cerca de 1,2 km de tubulação serão instalados pela Companhia na rua Intendente João Nunes Vieira. A estrutura faz parte da rede que vai levar o esgoto das residências até a Estação de Tratamento (ETE) Ingleses.

A ETE integra o Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses/Santinho e vai beneficiar 42 mil moradores, além dos turistas que frequentam essas praias. A entrega da obra representa um aumento de 5% na cobertura dos serviços de esgoto na capital e mais um passo no projeto da CASAN de alcançar os 90% até 2028. Quase 70 km de rede coletora serão instalados para receber futuras ligações.

Para preparar os profissionais que irão efetuar as conexões dos imóveis à rede, a Companhia oferece um curso gratuito para encanadores, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros trabalhadores interessados. A próxima data será no dia 6 de dezembro. Aqueles que participarem terão seu contato disponibilizado no site da CASAN para que os moradores possam solicitar orçamentos. As inscrições são feitas pelo número (48) 3221-5747, entre 8h e 17h de segunda a sexta-feira.

Moradores devem aguardar para efetuar ligações à rede

A CASAN alerta que mesmo com a inauguração da ETE Ingleses os moradores devem aguardar para fazer a conexão dos imóveis ao sistema. A ligação só pode ser realizada após autorização da Companhia, pois nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entram em operação de forma imediata.

A liberação será feita por meio de aviso na fatura de água. Ligações realizadas antes do comunicado da CASAN podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde.