Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan participa de Workshop...

Casan participa de Workshop de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento em Belo Horizonte

Gerente Andreia Senna Soares Trennepohl e chefe de Divisão Marcelo Seleme Matias representaram a CASAN no Workshop em Belo Horizonte – Fotos: Divulgação / Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) marcou presença nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11, no Workshop Mudanças Climáticas e a Gestão do Carbono no Saneamento. Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) em Belo Horizonte, o evento contou com representantes de várias Companhias de Saneamento do país em busca de soluções sustentáveis para o setor.

A gerente de Meio Ambiente da Casan, Andreia Senna Soares Trennepohl, e o chefe de Divisão de Recursos Hídricos, Marcelo Seleme Matias, participaram do evento com objetivo de aprender e conferir as mais novas práticas do setor. “Foi um evento muito importante sobretudo, para ampliar o diálogo com outras empresas de saneamento, observando exemplos práticos do que está sendo feito neste segmento e podermos aplicar também aqui pela Casan”, explicou Andreia.

O Workshop contou com um painel de abertura e outros cinco com palestrantes ligados às áreas de inovação e desenvolvimento sustentável. Entre os temas discutidos, estiveram os impactos das ondas de calor, o mercado de carbono e a implantação de projetos de segurança hídrica.

Reconhecimento com práticas sustentáveis

Em se tratando de práticas sustentáveis, em agosto a Casan conquistou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol. O selo foi concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o inventário completo de Gases de Efeito Estufa (GEE). O programa verifica e qualifica organizações que monitoram e publicam um inventário das emissões de gases de efeito estufa geradas em suas atividades.

A Companhia trouxe no seu inventário informações sobre emissões diretas e indiretas pela aquisição de energia nas unidades de tratamento de água e de esgoto. “Dessa forma, a Casan tornou transparente sua pegada de carbono e compartilha informações com toda a sociedade, além de dar exemplo a outras corporações a elaborarem seu inventário de emissões, uma responsabilidade comum na busca de soluções para o desafio global de redução de emissão de gases do efeito estufa”, explica a engenheira Sanitarista da Gerência de Meio Ambiente, Fabiane Tasca Goerl.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support