Casan orienta uso econômico da água em Xanxerê
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Com as altas temperaturas e tendência de alto consumo, a Casan orienta uso consciente da água na cidade de Xanxerê. Uma das principais orientações é evitar a lavação de calçadas com água tratada, para que seja priorizada em atividades de higiene e alimentação.
Como o chuveiro é um dos equipamentos com maior consumo de água (cerca de 75% da água é gasta nos banheiros), a orientação é tomar banhos breves.
A Companhia também alerta para a importância de que os imóveis tenham a sua caixa d´água, fundamental para garantir o abastecimento nos momentos de redução no abastecimento, como o conserto de redes.
A orientação da Casan, assim como da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é de instalação de caixa d´água suficiente para 24 horas de consumo pelos usuários na edificação.
Como o consumo médio em Santa Catarina é estimado em 153 litros/dia/pessoa, para residências de cinco a seis usuários, por exemplo, o indicado é o reservatório ter pelo menos 1.000 litros.
A caixa d’água tem duas finalidades básicas. A primeira é garantir a continuidade do abastecimento quando há interrupções no fornecimento pela Casan. A outra é diminuir a pressão de água que entra no imóvel, evitando sobrecargas nas tubulações internas e proporcionando um uso mais econômico.
Dicas de boas práticas para uso da água
- Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada
- Evite lavar o carro com mangueira
- Priorize banhos breves
- Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas
- Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
- Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total
Clique no folder para ampliar