CASAN orienta moradores de Xanxerê sobre novo Sistema de Saneamento
Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, teve seu Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) inaugurado em agosto deste ano. Na sua primeira fase de implementação, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atenderá com coleta e tratamento de esgoto 15% da população urbana da cidade, com cerca de 1.028 ligações. Para orientar os moradores sobre como funciona esse processo, o Programa Socioambiental está orientando os moradores.
As visitas domiciliares são feitas por uma assistente social, devidamente identificada, que fornece explicações e tira dúvidas dos moradores. Dentre as orientações, estão as formas de fazer a ligação do imóvel ao sistema corretamente e também como funciona a cobrança pelo serviço. Ao identificar que muitos imóveis contemplados nessa fase são alugados, a assistente social, Silvanira Alves Freitas, estabeleceu contato com as imobiliárias de Xanxerê, para que a informação chegasse de forma efetiva aos proprietários. “Essa orientação é necessária pois a responsabilidade de fazer a ligação da residência com a rede de esgoto é do proprietário, ficando a cargo do inquilino a quitação das faturas de consumo de água e tratamento de esgoto”, falou a profissional.
O Socioambiental também visitou a Coordenadoria Regional de Educação para alertar sobre as Escolas Estaduais que também foram beneficiadas com a rede coletora de esgoto e já podem iniciar a obra para fazer a ligação. As visitas seguem durante os próximos dias para repassar e reforçar as orientações. Atualmente, a coleta e tratamento de esgoto atende integralmente os bairros Centro, Castelo Branco e La Salle, além de parte dos bairros Primo Tacca, Bortolon e Dos Esportes.
Assim como ocorre em todos os municípios atendidos pelo sistema CASAN, o valor da taxa de esgoto é equivalente ao consumo de água. Se o consumo de água for de R$ 50,00, por exemplo, o valor relativo aos serviços de esgoto também será de R$ 50,00. A primeira cobrança pelo serviço de coleta de esgoto acontece, independente da ligação à rede ter sido realizada, conforme estabelecido pelas Agências Reguladoras.
Dúvidas sobre a autorização ou o faturamento podem ser esclarecidas junto à Agência local da CASAN, localizada na Rua General Osório, 373, Centro.
Imagem: Acervo CASAN