Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan orienta ligação de...

Casan orienta ligação de esgoto em imóveis abaixo do nível da rua

Foto: Acervo / Casan

Além de atuar com vistorias, o programa ambiental da CASAN, Trato por Criciúma, leva informações aos moradores sobre imóveis que não apresentam condições para a conexão com o Sistema de Esgoto.

São casos em que a residência unifamiliar está abaixo do nível da rua, dificultando a ligação à rede coletora de esgotos da CASAN. Com a avaliação técnica do Trato por Criciúma de que essa conexão não é possível, o morador é orientado a procurar a Companhia para avaliar a manutenção de seu sistema individual de tratamento (fossa, filtro e sumidouro) e solicitar isenção da cobrança da taxa de esgoto.

“Chegando em campo, a equipe verifica a localização do imóvel em relação à rua, pois o encanamento precisa estar nivelado com a Caixa de Inspeção (CI) da CASAN na calçada, para que o esgoto residencial desça até a rede de coleta. Quando os técnicos verificam essa situação, já colocam no sistema como unidade abaixo da cota, para que o morador possa procurar a CASAN e verificar o que pode ser feito”, explica o engenheiro da Tec Civil Construções, Eduardo Neckel.

Os moradores são orientados a informar a Companhia sobre essa situação e devem realizar o agendamento de visita técnica, para que recebam orientações sobre a possibilidade de nova forma de ligação à rede de esgotos ou laudo que comprova a chamada ‘soleira baixa’. “Com o laudo em mãos, o morador pode leva-lo à Prefeitura Municipal de Criciúma, que será responsável por orientar quanto ao modelo de solução individual para destinação final do esgoto”, enfatiza o engenheiro.

Esse encaminhamento é necessário pois, de acordo com a Lei do Saneamento, imóveis em locais com disponibilidade de rede de água e de esgoto devem obrigatoriamente fazer a conexão a essas infraestruturas públicas de saneamento.

“Após a aprovação da prefeitura, o projeto individual de esgoto da residência deve ser informado à Casan, por meio de documento expedido pelo órgão responsável, para que a cobrança pela coleta e tratamento de esgotos seja interrompida”, relata Neckel.

O Trato

Sob orientação da CASAN, o projeto tem como objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental em Criciúma. A execução está a cargo da empresa Tec Civil Construções.

O Trato tem sede na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3413-6410 (WhatsApp).

Para oferecer ainda mais informações, o programa disponibiliza em seu site Trato por Criciúma, ou pelas redes sociais @tratoporcriciuma, os materiais impressos, números atualizados das regularizações e demais canais de comunicação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support