Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN investirá na implantação...

CASAN investirá na implantação de Unidade de Gerenciamento do Lodo

A CASAN trabalha para contar com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para implantar uma planta piloto de secagem solar de lodo de Estações de Tratamento de Água e Estações de Tratamento de Esgoto.

Esta semana a Companhia recebeu visita técnica de analistas da FINEP em uma etapa que é pré-requisito para assinatura de contrato de subvenção econômica à inovação, pois a  Companhia foi selecionada no edital de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

O projeto prevê trabalho de 36 meses e um aporte de aproximadamente R$ 15 milhões, metade da FINEP e os outros 50% como contrapartida da própria estatal, para implantação de uma Unidade de Gerenciamento do Lodo (UGL) junto à Estação de Tratamento de Esgotos de Canasvieiras.

A meta é estabelecer um procedimento de secagem solar que resulte em um novo produto para fertilização agrícola e recuperação de áreas degradas em Santa Catarina.

A unidade será a primeira no Estado direcionada à preparação de um biossólido para aplicação em solo, possibilitando testes de conformidade, segurança e desempenho. O trabalho deverá ser desenvolvido em uma parceria com a EPAGRI, universidades e outras ICTs.

O trabalho também vai reduzir custos e passivos ambientais com a disposição de lodos em aterros sanitários. Atualmente a CASAN gera aproximadamente 32 mil toneladas de lodo por ano, direcionando esse resíduo a aterros sanitários que estão próximos da saturação.

Além de dar suporte à inovação, o projeto fortalece a CASAN como signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), auxiliando no desenvolvimento de ações que favoreçam o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.

“Hoje a CASAN tem um custo operacional elevado com o transporte e descarte do lodo, que também representa um passivo ambiental e desperdício de um material que pode ser utilizado para outras finalidades. Temos a expectativa de que seja um trabalho divisor de águas para a  Companhia valorizar o lodo de ETEs e ETAs”, destaca o presidente da Companhia, Laudelino Bastos.

Fotos: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support