Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan garante limites de...

Casan garante limites de ruído nas obras da nova ETE Potecas

Fotos: Acervo CASAN

Monitoramentos constantes do ruído no canteiro de obras e nas ruas do entorno da nova ETE Potecas demonstram que o empreendimento segue os limites determinados pela legislação.

O Programa de Controle Acústico é mais uma ação em pleno desenvolvimento dentro do Plano de Gestão Ambiental das obras que vêm sendo executadas pela CASAN.

O objetivo é seguir a norma brasileira e a lei municipal, acompanhando o nível de pressão sonora para evitar danos aos trabalhadores e garantir conforto para a comunidade que mora ao redor da obra de implantação da Nova ETE Potecas.

As medições de ruído são feitas a cada três meses, em sete pontos – quatro na obra e três em ruas próximas. O monitoramento acontece nos períodos diurno, vespertino e noturno e devem seguir as leis municipais de São José, com o limite de 85 decibéis, e a Norma Brasileira, que é de no máximo 60dB.

O Plano de Gestão Ambiental da ETE Potecas também inclui trabalhos voltados à segurança do trabalho e monitoramento de emissão de fumaça e gases de máquinas e veículos.  A CASAN ainda desenvolve junto às obras de Potecas um Programa Socioambiental, para visita, diálogo e integração com a comunidade local.

Com um investimento total previsto de R$270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade de tratamento de 600 L/s em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s.

Fotos: Projeto Socioambiental da ETE Potecas/ Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support