CASAN garante limite de ruídos nas ruas próximas às obras da nova ETE Potecas em São José
O monitoramento de ruído realizado pela CASAN no canteiro de obras e nas ruas do entorno da nova ETE Potecas, em São José, demonstra que a obra continua dentro dos limites determinados pela legislação.
Iniciado em maio de 2023, o acompanhamento do nível de pressão sonora também tem o objetivo evitar danos aos trabalhadores e garantir conforto para a comunidade que mora ao redor das obras.
As medições de ruído acontecem nos períodos diurno e noturno, a cada três meses, em sete pontos, quatro na obra e três em ruas próximas.
Desde o início do estudo, os dados mostram que os níveis de ruídos estão abaixo dos limites de 85dB, determinado pela lei municipal de São José, e de 60dB, de acordo com a Norma Brasileira.
O Programa de Controle Acústico faz parte do Plano de Gestão Ambiental da ETE Potecas, que inclui ações como o monitoramento de emissão de fumaça de máquinas e veículos e de gases, o gerenciamento dos resíduos da construção civil e o monitoramento da fauna e flora, entre outras ações voltadas a assegurar que a construção ocorra de maneira responsável e sustentável.
A Nova ETE Potecas terá capacidade de depuração média de 600 l/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização, onde ocorre o tratamento biológico, o que acaba causando mau cheiro.
Com tecnologia de lodos ativados por aeração prolongada, a ETE também permitirá maior controle de odor e remoção complementar de fósforo. O investimento previsto é de R$ 270 milhões, para atendimento de uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com sua ampliação.